D+ Titulo
Decoração de Natal
Patricia Zwipp
Especial para o Diário
07/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Diz a tradição que as árvores de Natal devem ser enfeitadas no dia 6 deste mês, quando é comemorado o dia de São Nicolau, o Papai-Noel. A data já passou, mas ainda dá tempo de colocar as mãos à obra e preparar a decoração natalina.

Antes de mais nada, é preciso escolher o pinheiro e a sua cor. "Isso é algo muito pessoal e tem a ver com a decoração da casa. A verde é mais versátil. Se tem a ponta branca, por exemplo, a decoração deve ser mais rústica", diz a proprietária de lojas de decoração Cecilia Dale.

Ao contrário do que muitos fazem, Cecilia sugere que o pisca-pisca seja colocado antes mesmo dos enfeites e que passe por todos os galhos. A dica é começar a espalhá-lo pelos de baixo.

Vale lembrar que as luzes coloridas pedem poucos detalhes, porque elas já se tornam o grande enfeite. Se optar por lâmpadas brancas, pode-se investir em uma decoração mais rica e trabalhada.

Para saber se a distribuição das luzes ficou harmoniosa, aí vai a dica: "Dê três ou quatro passos para trás e feche um pouco os olhos para a visão ficar fora de foco. Você vai perceber onde estão faltando lâmpadas."

Para decorar a árvore, é hora de liberar a criatividade. "Os laços têm de ficar eqüidistantes. Se colocar um e pular um galho para colocar o próximo, mantenha isso até o fim. Embaixo de cada laço, coloque uma bola." Os outros enfeites devem ser distribuídos de forma harmônica, começando pelos galhos da base.

A seguir, confira sugestões de decoração de árvores produzidas por profissionais da região a pedido do Dia-a-Dia.

A sugestão da Cecilia Dale conta com enfeites dourados. O pinheiro ganhou mais destaque com o anjo de ponteira.

A árvore proposta pela designer de interiores Ana Maria Bogar, de Santo André, segue a linha convencional. "Usei cores tradicionais de Natal. Elas marcam o espírito da festa." Os enfeites de Papai-Noel, boneco de neve e ursinhos têm um reservatório transparente para colocar doces ou bolas coloridas. O toque a mais do pinheiro de 1,80 m ficou por conta do cobre pé de árvore, com a imagem de um boneco de neve.

Deixar o ambiente descontraído por conta dos enfeites é a proposta da decoradora Cristiane Dorta, de Santo André. A combinação de muitas cores, como rosa, roxo e laranja, marca a produção. "Essa árvore é para pessoas modernas e que gostam de apostar em ambientes coloridos." Sorvetes, pirulitos e bolas que parecem cobertas de chocolate granulado chamam atenção na árvore, de 2,50 m. Para complementar, pombas e dados.

A paisagista Ligia Frizon e a decoradora Vivian Frizon, de São Caetano, decidiram fugir do artificial. Quem optar pela sugestão de incrementar a decoração com um pinheiro natural deve ficar atento a alguns detalhes.

Procure comprar árvores envasadas. "Se o pinheiro for arrancado de forma errada e colocado em um vaso, acaba morrendo antes do Natal", explica Ligia Frizon.

Os enfeites não podem ser muito pesados para que o galho consiga suportá-los. "Prenda-os com arame e não aperte muito."

A planta deve ser regada em dias alternados e ficar em um ambiente com luz, mesmo que seja artificial.

Para decorar uma árvore rústica e gastar pouco, basta aproveitar bolas de isopor e de Natal danificadas e encapá-las com juta ou outro tecido. Amarre-as com pedaços de sisal.

Se quiser substituir o pisca-pisca por algo diferenciado, a decoradora Cristiane Dorta sugere colar, em fios de sisal, folhas secas e pedaços de canela. Depois, distribua pelos galhos da árvore.

A designer de interiores Ana Maria Bogar sugere pendurar na árvore artificial enfeites comestíveis, como pão de mel e biscoitos natalinos.

Depois das festas, os pinheiros deixam de fazer parte da decoração em 6 de janeiro, Dia de Reis. Nessa data, os três reis magos teriam visitado Jesus após o seu nascimento.

SERVIÇO

Cecilia Dale
Rua Doutor Melo Alves, 513, São Paulo
Tel.: 3064-2644
Dinis Presentes
Rua São Paulo, 1.969, São Caetano
Tel.: 4228-1325
Imaginarium
3816-1784
Lâmpadas & Cia
Rua Siqueira Campos, 668, Santo André
Tel.: 4994-4949
Palácio dos Enfeites
Rua das Figueiras, 745, Santo André
Tel.: 4438-9469
Princesa Bijoux
Rua Marechal Deodoro, 1.437,
São Bernardo
Tel.: 4123-4671
Tok&Stok
0800-7010161
Via Elétrica
Rua Gertrudes de Lima, 278,
Santo André
Tel.: 3969-6044

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;