Economia Titulo
Justiça russa começa desmantelar Yukos
Da AFP
12/10/2004 | 18:48
Compartilhar notícia


A Justiça russa anunciou, nesta terça-feira, a venda de pelo menos uma parte dos ativos da Yuganskneftegaz, a principal filial de produção do gigante petroleiro Yukos, para compensar a dívida fiscal contraída pela companhia petroleira russa. "Os prazos para reembolsar a dívida já expiraram, e não foram cumpridos. Em conseqüência, o ministério da Justiça decidiu vender em leilão parte dos ativos da Yuganskneftegaz", anunciou o ministério em comunicado. Segundo os especialistas, este leilão pode marcar o início do desmantelamento total da Yukos.

O fundo de propriedades do Estado, encarregado da venda, informou que esta seria realizada "antes do final de novembro". A bolsa de Moscou reagiu rapidamente, perdendo mais de 10%.

O gigante petroleiro russo, que enfrenta a justiça desde 2003 em um caso amplamente considerado como político, foi intimado a pagar mais de US$ 7,5 bilhões de atrasados fiscais correspondentes a 2000 e 2001. As autoridades russas destacaram que Yukos já pagou parte desta quantia, mas sua dívida fiscal pendente ainda se eleva a US$ 3,73 bilhões.

Esta venda de parte dos ativos da Yuganskneftegaz pode ser apenas o início de outros leilões, já que a Yukos está sendo atualmente submetida a outros controles fiscais, desta vez referentes aos anos 2002 e 2003. Além disso, outra filial produtora da Yukos, Tomskneft, está sendo investigada por uma evasão fiscal de mais de um bilhão de rublos entre 1999 e 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;