Política Titulo
Região lança 76 candidatos a deputados nas eleições
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
29/06/2010 | 08:41
Compartilhar notícia


O Grande ABC terá 76 candidatos a deputados nas eleições, sendo 49 estaduais e 27 federais. No universo de 1,8 milhão de eleitores nas sete cidades, significa dizer que há um candidato para cada 23 mil pessoas aptas a votar em outubro. Apesar de expressivo, o número é quase a metade do registrado em 2006, quando a região teve 120 pleiteantes - 40 disputaram a Câmara dos Deputados e 80 a Assembleia Legislativa. Foram eleitos dois federais e nove estaduais.

Neste ano, São Bernardo é a cidade com o maior número de postulantes: 29. Santo André vem em seguida, com 22, Mauá com 13, Diadema nove, além de São Caetano, com três.

O PT lança quatro federais e 10 estaduais. O quadro mais impreciso até sábado era o de Diadema. O ex-prefeito José de Filippi Júnior disputará cadeira em Brasília. Para estadual são quatro: Irene dos Santos, José Antônio da Silva, Joel Santana e Renato Moreni. O presidente municipal da legenda, Josemundo Queiroz, o Josa, comenta. "Não houve problemas nem surpresas." Em São Bernardo, Vicentinho tentará reeleição, dobrando com Ana do Carmo, que busca de novo cadeira na Assembleia, assim como Donisete Braga, em Mauá.

O PSDB fechou Willian Dib e Marcelo Chehade para a Câmara Federal. Orlando Morando e José Augusto buscam a reeleição na Assembleia e Admir Ferro também tentará uma cadeira.

O PV terá dois estaduais, Pedro Camelo e Regina Gonçalves, e três federais: Vera Mota, Donizeti Pereira e Marcos Volpi. O PSB sai com quatro federais: Almir Cicote, Marcelinho Carioca, Antonio Cabrera e Vandir Mognon, e seis estaduais Romualdo Magro Júnior, José Ricardo, Pastor Ivanildo, Jorge Hebara, Maria da Penha e Ozelito José Benedito. O PCdoB trabalhará apenas na tentativa de eleger estaduais, seis ao todo: Fabiano Gomes dos Santos, Jesomar Alves Lobo, vereador Laércio Soares, José Walter Tavares, Breno de Farias e Marcos Bocato. O PP lança para federais Célia Maria, Ivan Gomes, o Batoré, José Yamashita, Léo Kahn. Para a vaga da Assembleia são quatro nomes: Dr. Lucas de Paula, José Menino Neto e Wilson Vieira.

No PPS, Alex Manente é o único para estadual. Já Paulinho Larissa e Edson Sardano disputarão a federal. O PTB lança Frank Aguiar novamente para federal e Gilberto Wachtler, o Gilberto do Primavera, para a Assembleia. O DEM opta por apenas uma candidatura estadual, a de Raimundo Salles. O PDT também não terá federal na região. A sigla quer reeleger José Bittencourt e conseguir mais duas cadeiras com Samuel Siqueira e Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato. O Psol apresenta sete para estadual Horácio Neto, Marcelo Reina, Marcelo Rozatti, Joaquim Vieira dos Santos, João das Cabras, Hortiz da Silva Mendes e Paulo Neves. E cinco para federal: Luizão, Ricardo Alvarez, Ariadne Liberato, Mestre Del e Ivan Valente.

Em Mauá, o PMN lança Chiquinho do Zaíra à Câmara Federal, o PSDC terá professor Betinho a estadual e o PR, Diniz Lopes à Assembleia.

O PMDB apresenta a candidata à reeleição Vanessa Damo, Tunico Vieira e Gilberto França também para estadual e Vanderlei Joeli a federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;