Política Titulo
Leonel Damo cogita desistir de candidatura
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
15/10/2011 | 07:10
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A série de reportagens publicadas pelo Diário, desde domingo, detalhando as fraudes na dívida ativa e desapropriações irregulares em Mauá em 2008 balançou o ex-prefeito Leonel Damo (ex PV, atual PMDB). Aos 79 anos, o experiente político cogita abdicar de disputar a eleição de 2012 como candidato a vereador. Sua pré-candidatura havia sido confirmada dia 1º, em grande ato do PMDB na Câmara.

Desde as publicações das reportagens, o ex-chefe do Executivo por dois mandatos (1983 a 1998 e 2005 a 2008) tem evitado aparições públicas. A equipe do Diário tentou contato com Damo diariamente desde segunda-feira, sempre em vão. Na tarde de quinta-feira, foi ao escritório político do peemedebista, na Avenida Dom José Gaspar, que estava fechado.

Alguns de seus interlocutores afirmaram que Damo ‘sentiu o golpe', e que declarou não ter mais ânimo nem paciência para enfrentar as urnas diante das constatações de irregularidades em seu governo. Clima bem diferente do anunciado há duas semanas, quando foi festejado e convidado para utilizar a tribuna da Câmara em ato que serviu especialmente para aclamar a pré-candidatura de sua filha, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), a prefeita.

A saída de cena de Leonel Damo do quadro eleitoral seria estratégica, para assegurar que impactos sobre as ilegalidades que causaram rombo de R$ 1,9 milhão aos cofres municipais não respinguem sobre Vanessa. A preocupação é que os adversários, especialmente o prefeito Oswaldo Dias (PT), se apeguem ao fato para atacar a parlamentar na campanha.

SATISFAÇÃO

Em reportagem publicada pelo Diário no dia 25, Leonel Damo externou a "satisfação" de poder retornar à Câmara após 37 anos. "Sempre admirei o papel do vereador. Os eleitores pedem para eu voltar", declarou, à época.

A Câmara foi o ponto de partida da trajetória política de Damo. Ele chegou à vereança em 1966, sendo reeleito em 1972. Além dos mandatos exercidos no comando do Paço, foi vice-prefeito entre 1970 e 1972, e 1993 e 1996. Também foi deputado estadual no início dos anos 1990. No encerramento de seu segundo mandato de prefeito e em baixa com o eleitorado, desistiu de disputar a reeleição, alegando aposentadoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;