Setecidades Titulo Meio Ambiente
Pesqueiros de São Bernardo serão classificados pelo grau de qualidade

Estabelecimentos fazem parte de programa sustentável do município

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Pesqueiros que aliam atividade econômica com proteção ambiental serão ‘cinco estrelas’ em São Bernardo. Ao fim deste ano, a Prefeitura fará avaliação sobre a qualidade dos estabelecimentos participantes do Programa Pesqueiro Sustentável, iniciado em 2013.

Na manhã de ontem, representantes de nove pesque e pague que já atendem alguns requisitos receberam selo de participação das mãos do prefeito Luiz Marinho (PT), em reunião realizada no Sol Pescarias, instalado próximo à Rodovia dos Imigrantes.

Dos 13 pesqueiros com lagos artificiais identificados na cidade, nove integram o programa. Os critérios considerados na pontuação referem-se, entre outros, a organização do local e limpeza, higiene e manipulação de alimentos e manejo da água dos tanques. A administração municipal entra com contrapartidas, como o oferecimento de cursos e análise da qualidade da água.

“O desafio é provocar os donos no processo de profissionalização, de modo que a atividade econômica não seja motivo de degradação do manancial”, explicou o chefe do Executivo.

Os pesqueiros que já vêm atendendo aos requisitos serão destacados no turismo da cidade. “Estamos preparando uma rota turística, que lançaremos até o meio do ano, e divulgaremos os pesqueiros como locais que as pessoas podem visitar”, falou o secretário municipal de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães, acrescentando que o projeto se estenderá a chácaras de lazer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;