Setecidades Titulo
Consciência negra tem feriado em 4 cidades
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
11/11/2006 | 19:04
Compartilhar notícia


Movimentos representantes dos afrodescendentes de Santo André querem expandir o feriado do Dia da Consciência Negra (no próximo dia 20) para os sete municípios da região. Atualmente, o feriado municipal vale para Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

“Já estamos conversando com parlamentares nestas cidades para viabilizar a lei que regulamente o feriado”, disse Jorge Dutra, coordenador do Projeto Avanço da Comunidade.

Em Santo André, desde 2004 o feriado é oficial, mas ainda causa confusão entre comerciantes. É a primeira vez que o dia 20 de novembro cai num dia útil da semana. Alguns ainda não sabem se vão abrir as lojas. No ano retrasado caiu num sábado e, no passado, num domingo.

“As pessoas falam, mas é tudo muito vago. Não sei ainda se vamos abrir, vai depender dos vizinhos” conta a gerente de uma loja de roupas no Centro, Paula Gali, 52 anos. A loja possui filiais em São Bernardo e Diadema, onde o feriado não vigora. “Pelo jeito, cada loja vai seguir a sua cidade.”

Já o gerente de uma loja de calçados Edmilson Farias de Melo, 38 anos, disse que respeitará o feriado. “Vamos aproveitar e descansar para dezembro.”

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) alerta que quem trabalhar na segunda-feira dia 20 deve receber hora extra, como em qualquer feriado. “Caso constatarmos irregularidades, vamos encaminhá-las ao Ministério do Trabalho”, afirmou o coordenador regional, Cladeunor da Silva.

O mais importante, segundo Jorge Dutra, porém, é conscientizar a população.

Durante todo o mês de novembro, vários eventos são sendo realizados para conscientizar a população sobre a importância do feriado. Diversas ONGs (Organizações Não- Governamentais) ligadas ao movimento negro, em parceria com a Prefeitura de Santo André, promoverão palestras, atividades artísticas e um show com a cantora Elza Soares, além de distribuição de panfletos, cartazes e faixas pelo Centro da cidade.

“Queremos lembrar que o 20 de novembro não é um feriado qualquer, apenas um dia para descansar. É o resgate de uma história de luta pela liberdade e igualdade”, argumentou Dutra.

As informações sobre a agenda de eventos estão disponíveis no site da Prefeitura, www.santoandre.sp.gov.br, ou pelo telefone 0800-019-19-44. a ligação é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;