Política Titulo Fora do Planejamento
Fora do Planejamento, Miriam é cotada para assumir Caixa

Ministra petista com base em Santo André teria a missão de aprimorar Minha Casa, Minha Vida no lugar de Jorge Hereda

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


De saída do Ministério do Planejamento, Miriam Belchior (PT) está cotada para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, substituindo o atual dirigente Jorge Hereda (PT). Com o remanejamento de cargos, o Grande ABC perderia representatividade no alto escalão do governo de Dilma Rousseff (PT). Isso porque ambos, considerados quadros técnicos, têm base na região. Enquanto Miriam possui histórico de atuação na Prefeitura de Santo André, Hereda acumula passagens pelos Paços de Ribeirão Pires e Diadema.

A reforma ministerial preparada pela presidente para seu segundo mandato vai impactar diretamente no peso político regional na Esplanada. Dilma sugeriu, recentemente, a interlocutores que deverá indicar a correligionária para o banco público a partir de janeiro, uma vez que Nelson Barbosa foi anunciado como novo comandante da Pasta de Planejamento. Na Caixa, Miriam teria a missão de aprimorar a segunda fase do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Publicamente, a chefe da República ainda não sinalizou pela permanência da andreense.

Indagada ontem por jornalistas sobre seu futuro político, quando saía de reunião em Brasília, Miriam se esquivou e ponderou que a decisão cabe à presidente. Embora até agora a situação da atual ministra esteja indefinida, ela integra lista de nomes da predileção de Dilma. Em 2007, a andreense virou secretária executiva do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), setor em que se aproximou da petista. Com a indicação de Dilma para concorrer à Presidência em 2010, Miriam passou a coordenar o projeto.

Procurado, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), sustentou que Miriam tem competência técnica para ocupar qualquer função de destaque no governo federal. “Ela reúne condições para assumir qualquer posição da União, com qualidade, e deve ser bem aproveitada pela presidente. Temos expectativa que continue a representar cidade e região”, alegou o chefe do Executivo. “Miriam é quadro técnico e político que não tem como ficar de fora do governo”, acrescentou Luiz Turco, presidente do PT local e deputado estadual eleito.

Um eventual convite para Caixa minaria a proposta que ela tem para assumir a Secretaria de Planejamento Urbano em São José dos Campos.

CONCORRÊNCIA

Na Prefeitura andreense, ela ocupou as secretarias de Administração e Modernização e de Inclusão Social e Habitação no governo Celso Daniel (PT, morto em 2002).
Apesar da sondagem, Hereda tem apoio político para se manter no posto. O governador da Bahia, Jacques Wagner (PT), com forte influência no partido, tenta segurar o correligionário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;