Internacional Titulo
Moscou quer 'medidas urgentes' da ONU para o Iraque
Por Da AFP
22/07/2003 | 08:46
Compartilhar notícia


O ministro russo das Relações Exteriores, Igor Ivanov, pediu nesta terça-feira "medidas urgentes" do Conselho de Segurança da ONU para estabilizar a situação no Iraque, que "continua deteriorando-se" e reafirmou a necessidade de adotar uma nova resolução.

"A sessão do Conselho de Segurança da ONU que será realizada hoje (terça-feira) é muito importante porque a situação no Iraque continua se deteriorando rapidamente", declarou Ivanov a imprensa.

"Isto afeta a situação política, econômica, humanitária e a segurança. Este processo só pode ser detido através de esforços conjuntos dos representantes legítimos da população iraquiana e da comunidade internacional", destacou o ministro russo.

"Esperamos que depois do informe do secretário-geral da ONU (Kofi Annan), o Conselho de Segurança possa examinar de maneira construtiva as medidas urgentes que precisam ser tomadas para estabilizar a situação", disse.

"É necessário adotar outra resolução do Conselho de Segurança da ONU que permita envolver mais a ONU e sua instituições no processo de solução política no Iraque, avaliou Ivanov.

O Conselho de Segurança da ONU realiza nesta quarta-feira uma sessão pública muito esperada para examinar pela primeira vez a situação no Iraque, ocupado há três meses pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha. Não vai se adotar nenhuma decisão, texto ou declaração nesta sessão convocada oficialmente para escutar o informe de Kofi Annan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;