Setecidades Titulo Solidariedade
Abrigo de Ribeirão busca padrinhos para crianças

Projeto Reconstruindo Laços quer trazer conceito de instituição familiar de volta ao cotidiano de menores abrigados

Por Renata Rocha
Especial para o Diário
30/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Conhecer como funciona uma família estruturada e descobrir o mundo. Essa é a oportunidade que pode ser dada a crianças e jovens do Abrigo Municipal de Ribeirão Pires por meio do projeto Reconstruindo Laços – Apadrinhamento Afetivo.

A proposta é proporcionar convívio familiar para crianças e adolescentes acolhidos pela instituição. Muitos desses menores chegam ao abrigo agitados, com visões negativas sobre a instituição familiar, já que alguns sofreram maus-tratos ou foram negligenciados. “Se essas crianças não saírem desse espaço, não irão visualizar uma vida diferente. Agora, se vão para uma casa em que a estrutura é diferente da que tem como modelo ou viveram, poderão perceber que é possível ter uma outra vida”, disse a psicóloga e diretora do abrigo, Maria Adélia Reis.

O padrinho ou madrinha deve ser uma pessoa que queira auxiliar e acompanhar a vida do acolhido que tem possibilidades remotas ou inexistentes de adoção. O candidato não pode estar na fila de adoção de crianças, já que não existe a possibilidade de se pedir a guarda definitiva.

Além dos candidatos, o núcleo familiar também passa por entrevistas individuais, já que a ideia é que todos aceitem a criança em casa. Nas entrevistas, os profissionais da área avaliam as condições psicológicas e emocionais, além de critérios como responsabilidade, afetividade, maturidade, compromisso e disponibilidade.

“Após aprovado, fazemos integração entre o padrinho e os abrigados para ver com qual há mais afinidade. Indicamos passeios a parque, teatro, cinema e outras atividades que estimulem a criança a conviver com outras pessoas. Se precisar sair durante a semana para eventos que o padrinho acha importantes, liberamos também”, explica Maria.

O apadrinhamento pode ser feito apenas para crianças a partir dos 5 anos. Como há mais registro de preferência por bebês no momento da adoção, a idade foi definida para evitar qualquer tipo de ilusão por parte dos voluntários. O abrigo tem atualmente 16 crianças, sendo que dez delas estão nesta faixa etária.

Para conhecer mais sobre o Reconstruindo Laços e saber como participar do projeto de apadrinhamento afetivo, o telefone de contato da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade é o 4828-1900.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;