Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Brasil briga por vaga no Conselho de Segurança, diz Le Monde


Do Diário OnLine
Com Agências

24/09/2004 | 10:43


O Brasil vai disputar um lugar no Conselho de Segurança Permanente da ONU (Organização das Nações Unidas) com a Índias e as potências Alemanha e Japão. A informação foi publicada na edição desta sexta-feira do jornal francês Le Monde.

Desde que assumiu a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva defende uma profunda reforma na ONU, a partir da substituição de algumas nações integrantes do stual Conselho. Outra proposta do brasileiro é a ampliação do Conselho de Segurança, que desde 1963 tem somente 15 membros.

"É sem nenhuma segunda-intenção que nós pleiteamos um assento no Conselho (...) Consideramos ser indispensável que a ONU seja renovada e se torne eficiente para o século 21", disse Joschka Fischer, segundo o diário francês. Alemanha, Japão, Índia e Brasil, apesar de disputarem uma vaga, compartilham das mesmas propostas para reforma da ONU.

África - Os países que pedem uma vaga no Conselho também desejam que uma nação africana faça parte do grupo. De acordo com o Le Monde, Egito, Nigéria e África do Sul estariam na briga por esta ‘cadeira’.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;