Cultura & Lazer Titulo
Sem pressa de crescer
Por Gabriela Germano
Da TV Press
04/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Monique Alfradique diz que, desde que estreou como atriz na TV em A Lua me Disse, de 2005, só faz adolescentes. Mas, aos 22 anos, ela vibra com essa possibilidade. Intérprete da mimada Fernanda de Beleza Pura, Monique acredita que ter a chance de interpretar meninas mais novas do que ela dão mais longevidade à sua carreira. "Que bom se eu puder fazer garotinhas e filhas por bastante tempo ainda. As mães podem vir bem mais tarde", torce a atriz, em tom de brincadeira.

Emendar uma adolescente na outra, entretanto, tem as suas desvantagens. Depois de viver a sofisticada Branca na novela de Miguel Falabella e a patricinha alucinada Priscila em Malhação, Monique assume que a tarefa de diferenciar um trabalho do outro fica mais difícil. "Mas é um ótimo exercício para mim ter de mergulhar fundo no universo que é exclusivo de cada personagem para contar suas histórias", valoriza.

No folhetim das sete da Globo, Monique dá vida a uma personagem que vive em conflito com a mãe e com a colega de classe Luiza, de Bianca Comparato. Excessivamente vaidosa, Fernanda não se conforma com o jeito mais simples que a amiga tem de se vestir e, em casa ou no relacionamento com os outros, não aceita ser contrariada.

Para compor Fernanda, além de visitar blogs de inúmeras adolescentes na internet, a atriz visitou um colégio em Botafogo, bairro do Rio de Janeiro, para ver como as garotas se vestiam e se comportavam.

Ao ser abordada por diversas mães nas ruas, a atriz se surpreende com a identificação que o público tem com a história. "Muitas mulheres dizem que o relacionamento que têm com as filhas é igual aos que minha personagem tem com sua mãe", compara Monique.

Uma abordagem que deixou a atriz um pouco assustada foi a de meninas que têm a mesma idade de sua personagem. Na trama, depois de lutar pelo amor de Klaus, interpretado por Rafael Cardoso, Fernanda conseguiu conquistar o coração do garoto e teve sua primeira experiência sexual com ele.

"Por isso as garotas vinham me perguntar há quanto tempo eles namoravam para se basearem nesse exemplo", conta Monique. Surpresa e ponderada, a atriz não hesitou em aconselhá-las. "Eu disse que elas precisavam ter calma. Não podiam se inspirar em uma novela, pois cada pessoa tem seu tempo para viver essa experiência."

Ao contrário de sua personagem em Beleza Pura, Monique não se considera uma pessoa vaidosa. "Gosto de estar bem nos momentos em que estou trabalhando. Mas no dia-a-dia prefiro chinelo e rabo de cavalo", diz.

Na terceira novela de sua carreira, Monique demonstra satisfação ao falar de suas experiências até aqui. Adorou logo de cara ir para a Áustria, quando fez A Lua Me Disse, e contesta que ter ido para o elenco de Malhação em seguida foi uma regressão na sua trajetória, como muitos sugeriram na época. "Foi fundamental para o meu aprendizado. Fiquei muito mais à vontade em cena depois de Malhação." Ela diz ainda que a repercussão da personagem tem resquícios até hoje. "A Priscila cresceu na história e muita gente ainda me pára para falar dela."

Outra fase que Monique não esconde e nem renega é o fato de ter sido paquita da Xuxa. Ela trabalhou com a apresentadora dos 12 aos 16 anos e acha que a experiência foi marcante para sua vida artística. "Tínhamos aula de cinema com a Tizuka Yamasaki e aulas de teatro na CAL. Suguei tudo e foi bom para o que estou fazendo hoje", avalia. Consciente de que ainda tem muito o que aprender e experimentar como atriz, Monique não menospreza a bagagem que acredita já ter adquirido. "A cada trabalho ganho mais experiência e maturidade", determina a atriz.

Trajetória - Aos 9 anos, Monique Alfradique já fazia teatro. "Nasci com a sorte de saber o que já queria da vida", simplifica a atriz. Desde criança, ela lembra que em toda festinha de aniversário definia um tema, fantasiava-se e pedia para que os amigos também fossem fantasiados. E sempre fazia uma apresentação para os convidados.

"Contei para a Cláudia Ohana que fiz uma festa da novela Vamp e me fantasiei de Natasha, a personagem que ela fazia na novela", recorda Monique aos risos.

Percebendo o dom da filha para o mundo artístico, a mãe de Monique a incentivou nas aulas de teatro, sem deixar de pegar no pé da filha em relação aos estudos.

Depois de passar por testes e fazer algumas participações na TV, ela começou a trabalhar ao lado de Xuxa quando tinha apenas 12 anos. Um pouco mais tarde, chegou a iniciar uma faculdade de Artes Dramáticas. Mas, aos 16 anos, ainda trabalhando com a apresentadora, foi vista pelo diretor Roberto Talma que a chamou para um teste.

Monique passou, entrou no elenco de A Lua me Disse e não parou mais. O fato de ter começado cedo na TV, segundo a atriz, não fez com que ela se deslumbrasse com tudo o que envolve esse universo. "Acho que consegui canalizar toda a minha ansiedade para o trabalho. Porque se perder nesse caminho é muito fácil", avalia.

Um dos desejos de Monique é fazer uma novela de época. "Viver uma época que você não viveu, usar aquelas roupas, é muito legal", imagina. Ela também tem muita vontade de fazer cinema. "Fiz uma participação em Xuxa Requebra. Mas queria fazer um filme inteiro, para valer", diz a moça.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;