Setecidades Titulo
São Caetano, 131 anos: Prosperidade já fez parte de Santo André
Por Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O bairro Prosperidade foi forjado por migrantes que se organizaram em torno de ideais como o da construção da Igreja Católica, a rivalidade do futebol e a incorporação a São Caetano.

Sim, o bairro já fez parte de Santo André. Só nos anos 1960, após um plebiscito, obteve a anexação. Quando a Vila Prosperidade foi loteada, fazia parte do Distrito de São Caetano. Com a criação de Santo André, em 1938, passou a integrar a 2ª Zona, correspondente hoje à cidade de São Caetano.

Então com o nome de Vila Prosperidade, o Prosperidade de hoje foi loteado em 1925, com ruas circulares girando em torno do eixo central, representado pela Praça da Riqueza. Coube aos loteadores, José Alcântara Machado de Oliveira e Brasília Leopoldina Machado de Carvalho, batizarem o bairro e suas ruas com nomes que remetiam a preciosidades, como das Pérolas, dos Cristais e da Fortuna. O plano de arruamento e loteamento só foi aprovado em definitivo em 1944.

De lá para cá, uma das principais lutas do Prosperidade foi contra as enchentes. O problema provocou a fuga de famílias e a chegada de pequenas e microempresas, que hoje traçam um novo perfil ao bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;