Automóveis Titulo
Vitória austríaca
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
23/07/2008 | 07:08
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A receita pode provocar inveja aos mais requintados confeiteiros. Pegue bastante espaço. Acrescente uma dose de tecnologia e coloque uma pitada generosa de conforto. Na forma, aplique um design arrojado e único. Por fim, momentos antes de levar ao ‘forno', salpique com um motorzão V6 com mais de 200 cv. Gostoso? Simplesmente delicioso. Especialmente quando os ‘mestres-cucas' são os engenheiros e designers da Peugeot e da Chrysler.

Para ver qual o melhor ‘bolo', o Diário resolveu degustar dois dos principais sedãs seis-cilindros disponíveis no País. São eles o recém-chegado 300C (R$ 139,9 mil), que antes vinha apenas com o poderoso propulsor V8, e o 407 (R$ 158,5 mil).

Por apresentar melhor preço, espaço e tecnologia, o sedã grande da Chrysler foi o vitorioso.

AUSTRÍACO
A melhor palavra para definir o 300C, feito na Áustria, seria ‘diferente'. Por fora, o modelo chama a atenção de todos por onde quer que passe. A imensa grade frontal, a linha de cintura bastante elevada e as rodas de 18 polegadas conferem a ele a robustez dos ‘hot rods'. Quadradão? Podemos dizer que sim. Mas, convenhamos, se ele possuísse linhas arredondadas, talvez não provocasse a mesma boa impressão.

Com 4,99 metros de comprimento e 1,88 metro de largura, espaço é algo que existe de sobra no 300C. Na parte da frente, motorista e ‘carona' acomodam-se confortavelmente, mesmo tendo mais de 1,90 metro de altura.

A viagem fica ainda mais confortável graças ao controle eletrônico de ajuste dos bancos, que possibilita ‘moldar' o banco ao gosto do ‘cliente'. Para os passageiros do banco traseiro, também sobra espaço. O único ponto negativo é o túnel central muito elevado.

Requinte também é outro ‘golpe-de-mestre' da Chrysler. Os bancos são revestidos com couro e o acabamento, tanto do painel, quanto console central e das portas, é de alta qualidade. A iluminação dos instrumentos na tonalidade verde dá um toque todo especial ao austríaco. Ressalvas apenas para os detalhes em madeira no volante, painel e console, que se mostram defasados.

Quando a conversa muda para tecnologia e segurança, o 300C não faz feio. Além do controle de estabilidade, dos oito air bags, ar-condicionado de duas zonas automático, dos freios a disco com ABS, sistema de assistência de frenagem, entre outros, o Chrysler ‘abençoa' os ocupantes com uma bela central de entretenimento.

Chamado de ‘MYGIG', o sistema de som é de ‘tirar o chapéu'. Com memória de 20 GB e tecnologia touch screen, que permite o controle de todas as funções a partir de toques na tela, o 300C se transforma em um verdadeiro ‘parque de diversões'. Destaque para a leitura de DVDs. Com o carro parado, as imagens são exibidas normalmente. No entanto, quando o veículo entra em movimento, ela automaticamente some.

DESEMPENHO
O motor V6 deixa o Chrysler 300C agradável de se conduzir - e de se ouvir. Apesar de ter tração traseira e desenvolver respeitáveis 249 cv de potência a 6.400 rpm e torque de 34,6 mkgf a 3.800 rpm, o ‘bólido' é seguro nas curvas.

Sua ‘saúde', porém, poderia ser melhor caso aceitasse fazer um ‘regime'. Afinal, são 1.845 quilos!

A transmissão automática de cinco velocidades, que também permite trocas manuais jogando a alavanca para os lados (e não para frente e para trás, como na maioria dos veículos), funciona muito bem. A suspensão, também muito bem acertada, transmite confiança para quem abusa um pouco do acelerador.

NÚMEROS

Chrysler 300C Sedan V6

Peugeot 407 Sedan 3.0 V6 Griffe

Motor

3.5 V6 a gasolina

3.0 V6 gasolina

Potência

249 cv a 6.400 rpm

211 cv a 6.000 rpm

Torque

34,6 mkgf a 3.800 rpm

29 mkgf a 3.750 rpm

Velocidade máxima

219 km/h

235 km/h

Aceleração de 0 a 100 km/h

9,6 s

8,4 s

Comprimento

4,99 metros

4,67 metros

Altura

1,48 metro

1,44 metro

Entreeixos

3,05 metros

2,72 metros

Peso

1.845 quilos

1.729 quilos

Porta-malas

442 litros

468 litros

Tanque

68 litros

66 litros

 

 

 




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