D+ Titulo Inspiração
Raquel luta para despertar a mobilização dos jovens
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
24/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O esforço e o engajamento social da mineira Raquel Helen Santos Silva, 20 anos, que começou ainda na infância, a tem levado a obter grandes conquistas. Desde 2008, participa de importantes programas internacionais para a juventude, como o Jovens Embaixadores da Embaixada dos Estados Unidos e o Global Changemakers do British Council. Somente em 2011, teve duas superoportunidades: participou, em janeiro, do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, onde se encontrou com grandes líderes mundiais, e discursou para Michelle Obama, durante a visita do casal presidencial norte-americano ao Brasil, em março. A primeira-dama, aliás, se emocionou e elogiou a garota.

"Trabalho voluntário pode ser visto como perda de tempo e dinheiro por alguns jovens. Passeatas e protestos podem ser vistos como baderna e mico. Os valores mudam. Entretanto, os espaços virtuais têm sido arenas de debates sobre questões pertinentes à juventude, além de fomentar encontros e debates fora do plano virtual", afirma. Raquel trabalha intensamente na React & Change (www.reactandchangebr.com), primeira organização juvenil latino-americana que quer despertar a atenção da juventude brasileira para atuar no combate à violência contra garotas e mulheres, desigualdade de gênero e apatia juvenil. A partir desta segunda (25), a React & Change realiza o Fórum Juventude por Capacitação, em Fortaleza. Durante o encontro, 40 jovens vão participar de palestras e workshops para aprender como combater os problemas.

"Muitas pessoas têm a visão errônea de que os jovens são apáticos e que os de antigamente eram mais engajados. Acredito que existem formas diferentes de participação e engajamento", diz Raquel. Quem quiser trilhar caminho semelhante ao de Raquel deve ficar atento. As inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2012 estão abertas até 7 de agosto. Os detalhes estão no www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.br. Já o prazo de inscrição para o Global Changemakers acaba neste domingo (24). De qualquer forma, vale a pena conhecê-lo: www.global-changemakers.net




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;