Fechar
Publicidade

Sábado, 28 de Março

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Fotografia e arte popular no Grande ABC


Luís Felipe Soares
Especial para o Diário

05/09/2008 | 07:10


Diadema abre ao público hoje a exposição Pavão Misterioso no Museu de Arte Popular (rua Graciosa, 300. Tel.: 4051-5408). A mostra, inspirada no cordel Romance do Pavão Misterioso, de João Melchíades Ferreira (1889 - 1933), fica em cartaz até o dia 30, de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h. A entrada é franca.

O público poderá conferir a ilustração original presente na capa do cordel homenageado. Além da figura, há uma coletânea artística composta por diversas peças de cerâmica, esculturas, gravuras e pinturas.

Todo esse material foi produzido por diferentes artistas, como Abraão Batista, Jerônimo Soares e Guilherme de Faria, que demonstram suas interpretações da obra.

Natural da Paraíba, João Melchíades Ferreira foi autor de mais de 20 cordéis, entre eles Roldão no Leão de Ouro e Guerra de Canudos. Além de ser escritor, Ferreira foi sargento do exército e participou da Guerra de Canudos.

FOTOGRAFIA
O Sesi São Caetano (rua Santo André, 810. Tel.: 4238-1400) abre suas portas para a mostra fotográfica Concretos e Abstratos, de Tanda Melo. Por meio das imagens expostas, retrata espaços e objetos que deixam seu contexto original e passam para uma nova perspectiva.

A exposição gratuita terá início no dia 16, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e termina no dia 29.

As fotos em preto-e-branco abordam temas simples. Utilizando de formas geométricas, como o dado, das sombras e do contorno da luz, ela busca demonstrar a arte dentro da fotografia.

Tanda acredita que as imagens possuem simbologias e referências e busca revelar seus significados. Com seu trabalho, tenta aproximar-se da representação figurativa de outras artes, como a música e a poesia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;