Internacional Titulo
Stepashin tem cinco candidatos a vice-primeiro-ministro
Do Diário do Grande ABC
29/05/1999 | 14:04
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro Sergei Stepashin tem pelo menos cinco candidatos à sucessao do vice-primeiro-ministro Mikhail Zadornov, informou neste sábado um porta-voz do governo, numa declaraçao que foi vista pelos especialistas como um indicativo de que há uma luta pelo domínio do novo gabinete.

Zadornov renunciou sexta-feira, o que representou uma segunda derrota para Stepashin desde que foi designado há duas semanas pelo presidente Boris Yeltsin. 'Stepashin estuda nao menos de cinco candidatos para o cargo de primeiro-vice-primeiro-ministro``, informou o porta-voz do governo, Alexander Mikhailov, ao final de uma reuniao extraordinária de gabinete.

O porta-voz disse pela televisao que que, em particular, 'está a figura de Viktor Khristenko, com quem Stepashin manteve razoavelmente boas relaçoes durante sua permanência no sistema do Ministério do Interior, no qual Kristenko prestou ativa assistência ao ministério''. Khristenko é ministro interino de Finanças e Stepashin foi o titular da pasta do Interior antes de ser designado primeiro- ministro. Mikhailov disse ainda que acreditava que o gabinete se completaria proximamente. Assinalou que esse cargo nao pode permanecer vago muito tempo.

Stepashin se reuniu com seus ministros em sessao extraordinária para analisar estratégias econômicas, mas acabou discutindo a sucessao de Zadornov, segundo Nikolai Asyonenko, o outro primeiro-vice-primeiro-ministro. Zadornov, ao anunciar ontem sua renúncia em coletiva, disse que nao havia conseguido o apoio do Kremlin para controlar o Ministério das Finanças simultaneamente com o cargo de primeiro-vice-primeiro-ministro, para estabelecer um 'bloco econômico unificado``.

Isto ocorreu pouco mais de duas semanas depois de Yeltsin destituir o primeiro-ministro Yevgeny Primakov e designar Stepashin para seu lugar. O novo primeiro-ministro recomendou que o chefe do comitê de orçamento da câmara baixa do parlamento, Alexander Zhukov, fosse designado primeiro-vice-primeiro-ministro a cargo da política econômica e Zadornov continuasse à frente do Ministério das Finanças. Yeltsin, contudo, nao aceitou a recomendaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;