Economia Titulo
Receita Federal libera o 4º lote do IR na 6ª feira
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
06/09/2006 | 00:04
Compartilhar notícia


Os contribuintes brasileiros poderão verificar se foram cterça-feiraplados no quarto lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física - Ano-base 2005) a partir das oito horas da manhã da próxima sexta-feira. A Receita promete liberar 1.489.543 declarações.

O montante chega a quase R$ 1,3 bilhão que será dividido por 1,38 milhão de contribuintes que têm imposto a receber neste lote. A Receita divulgará também um total de 51.886 pessoas com imposto a pagar, o que soma R$ 63 milhões, e 57.106 que zeraram o saldo. O valor a ser devolvido foi corrigido em 5,89% referentes à Selic acumulada entre maio e agosto deste ano e 1% de setembro.

O dinheiro estará disponível no dia 15 deste mês. Para quem não informou os dados para o recebimento do crédito poderá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais cidades para pedir a transferência da restituição para qualquer banco.

Brasília – A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou terça-feira dois projetos referentes ao IR. A primeira proposta obriga o governo a restituir os contribuintes no mesmo ano ano de entrega da declaração, e não mais em até cinco anos como ocorria antes. Só estão excluídas da lei os documentos que apresentarem qualquer irregularidade.

O segundo projeto é a isenção do IRPF para rendimentos recebidos por pessoas acima de 75 anos. Porém, terá que fazer a declaração quem tiver rendimentos provenientes de aplicações financeiras tributadas na fonte. A proposta atende um número pequeno de brasileiros, pois, segundo o IBGE, a expectativa de vida média no país é de 71 anos. Os projetos de lei ainda passarão pela Câmara dos Deputados e pela sanção do presidente da República.

A consulta ao quarto lote pode ser feita no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 0300-789-0300. Para obter a informação, o interessado precisa do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do recibo de entrega da declaração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;