Cultura & Lazer Titulo
Ciclo gratuito de cinema continua neste domingo
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
17/05/2003 | 16:47
Compartilhar notícia


São três as sessões gratuitas deste domingo da mostra Cinema e Literatura, no Centro Cultural São Paulo. Três filmes nem tão distintos baseados em três livros bastante distintos. O primeiro é Policarpo Quaresma – O Herói do Brasil (1998), às 16h. É a adaptação fílmica de Paulo Thiago para O Triste Fim de Policarpo Quaresma, livro de Lima Barreto publicado em 1915 que antecipa o modernismo no país. O filme nada prenuncia e pouco se esforça em transfigurar para a linguagem do movimento a obstinação de Policarpo (Paulo José), que a todo custo quer ver o tupi-guarani como língua oficial do Brasil.

Uma falha similar acomete a versão fílmica de Memórias Póstumas de Brás Cubas, abreviada para Memórias Póstumas (1999) segundo conceito do diretor André Klotzel. Cubas é interpretado por Reginaldo Farias quando cadáver e por Petrônio Gontijo quando jovem. A ironia da morte consciente e estado analítico da vida perde o sentido na abordagem confusa que o diretor de Marvada Carne comete. Memórias Póstumas está agendado para as 18h.

E são memórias, antes dolorosas do que póstumas, o que Austregésilo Carrano oferece em seu livro O Canto dos Malditos, base para Bicho de Sete Cabeças (2000), o filme curto e grosso de Laís Bodanzky que passa às 20h. Carrano, internado arbitrariamente em manicômio por usar maconha, denuncia a rede formada por essas instituições no país. Boa parte delas sequer ouviu falar em Nise da Silveira ao executar os tratamentos. No filme, Carrano é rebatizado como Neto. Mudam os nomes, permanece a ofensiva ao sistema manicomial e à prática medieva de “cura” por meio de eletrochoques. Livro e filme, exercícios de conscientização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;