Nacional Titulo
Piloto que socorreu o jato Legacy irá depor
Do Diário OnLine
24/10/2006 | 11:13
Compartilhar notícia


O piloto Alexander Gómez, que comandava o avião da empresa de transporte norte-americana Polar Air Carga, que prestou socorro ao jato Legacy após a colisão com o Boeing 737-800 da Gol, será chamado para prestar depoimento. O acidente, no último dia 29, resultou na morte dos 154 ocupantes do Boeing.

O piloto pode dar informações sobre a comunicação com as torres de controle na região amazônica. Após o acidente, no norte de Mato Grosso, foi levantada a hipótese de haver um ‘buraco negro’ no espaço aéreo brasileiro, onde a comunicação com as torres seria falha

Nesta segunda-feira, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse que o acidente foi conseqüência de uma sucessão de erros: dos pilotos do Legacy, do controle e de interpretações erradas das regras de vôo. Mas ressaltou que é pouco provável que tenham ocorrido falhas em equipamentos e que se o transponder do Legacy estivesse em funcionamento, o acidente teria sido evitado.

Em depoimento à Polícia Civil de Mato Grosso, o piloto do Legacy, o norte-americano Joseph Lepore, contou que após o acidente começou a tentar contato com a freqüência de emergência e conseguiu ser ouvido por Gómez.

Coube ao piloto da empresa de transporte norte-americana fazer a intermediação do contato do Legacy com os controladores de vôo da base do Comando da Aeronáutica localizada na serra do Cachimbo, no Pará. Por não se tratar de um aeroporto internacional e não prever esse tipo de pouso nessa base, os controladores de vôo locais não dominam o idioma inglês.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;