Política Titulo
PTB adota a CGT para disputar eleitores na região
Por Alexssander Soares
Do Diário do Grande ABC
07/09/2003 | 19:43
Compartilhar notícia


O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) vai usar a força da CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) para entrar na disputa eleitoral do Grande ABC. O partido vai procurar reforçar sua bandeira trabalhista na região para impedir a polarização político-sindical entre o PT, com o apoio da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e o PDT, com o apoio da Força Sindical.

O líder do PTB no Estado, deputado Campos Machado, contará com a figura do presidente nacional da CGT, Antonio Carlos dos Reis, o Salim, filiado à legenda, para impulsionar os candidatos petebistas a prefeito no Grande ABC. “Não seremos coadjuvantes na região. A idéia é evitar a polarização entre CUT e Força Sindical na eleição do Grande ABC, e muito menos deixar a disputa dividida entre PT e PSDB”, disse Machado.

O líder petebista no Estado afirmou que a CGT – considerado seu braço sindical no partido – irá partir para o contra-ataque à CUT e a Força Sindical buscando atrair sindicatos da região para o sindicato trabalhista. “Estamos conversando com aproximadamente 10 sindicatos do Grande ABC para se filiarem à CGT. O Paulinho (Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical e presidente estadual do PDT) é meu grande amigo, mas não vamos deixar a eleição da região polarizada entre seu sindicato e a CUT”, afirma Machado, que espera anunciar a filiação dos novos sindicatos até o mês de novembro.

Em visita ao PDT de Santo André, Paulinho disse que a Força Sindical vai apoiar todos os candidatos a prefeito do PDT na região, buscando ocupar espaço político no berço do PT e da CUT.

Lideranças – Campos Machado reafirmou o apoio da CGT ao pré-candidato petebista a prefeito de Santo André, Duílio Pisaneschi. “Estamos apostando todas as fichas na eleição do Duílio. Inclusive, vamos inaugurar o movimento das mulheres e dos jovens no PTB da cidade.”

O PTB também convidou o ex-prefeito de Mauá Leonel Damo, atualmente no PV, para disputar a Prefeitura local. Damo também é sondado pelo PSDB. “Se ele quiser vir para o nosso partido, será nosso candidato a prefeito”, diz Machado.

Em São Caetano, o líder petebista defende a candidatura de Nairo Ferreira de Souza, diretor municipal de Planejamento e presidente da A.D. São Caetano. “Reconheço a grande liderança do prefeito Luiz Tortorello, ex-filiado ao PTB. Mas, temos condições de apoiar e ganhar a eleição apoiando o Nairo.”

O líder petebista só não admite lançar candidato próprio em São Bernardo, onde defende o apoio ao atual prefeito, Willian Dib (PSB), candidato à reeleição. “Mas, temos condições de trabalhar um nome para ser o seu vice.”

Além da força sindical do CGT, o PTB também espera impulsionar seus candidatos a prefeito na região com o apoio dos evangélicos. “Já filiamos 1.560 pastores evangélicos, e temos o apoio da Igreja Quadrangular, com 7 mil igrejas no país, para os nossos candidatos”, afirmou Machado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;