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Mais antigo shopping da região, Metrópole comemora 35 anos

Inaugurado em 1980, centro de compras em
São Bernardo atrai cerca de 750 mil pessoas por mês

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/05/2015 | 07:00
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DGABC


Mais antigo centro de compras do Grande ABC, o Shopping Metrópole completou neste mês 35 anos. Ao longo de três décadas e meia, foram diversas transformações. A começar pelo nome, já que, em 1980, o espaço foi inaugurado como Center Shop. Hoje, passam por lá cerca de 750 mil pessoas por mês.

Os atrativos também mudaram. A primeira loja âncora foi a C&A, que, ao lado do Supermercado Morita, era responsável por atrair o público de São Bernardo e da região. Mais tarde, vieram novas redes, sendo a Lojas Americanas a mais antiga e que ainda está em atividade. A C&A saiu do espaço e voltou em 2011. A praça de alimentação foi criada em 1995 – a primeira expansão.

Dois anos depois, ganhou nova ala, instalada na área onde antes funcionava o estacionamento. Foi então que o mall mudou de nome, passando a se chamar Shopping Metrópole. A ampliação permitiu a abertura de mais 70 lojas, entre elas a Renner, que permanece em funcionamento. Outras, como G.Aronson e Arapuã, fecharam as portas. Também foram inauguradas três salas de cinemas. Na época, o movimento mensal era de 600 mil pessoas.

A rede Sonae Sierra assumiu a administração em 1999 e, em 2009, passou a deter 100% do empreendimento.

Em 2011, era inaugurada a terceira ampliação. Foi feito corredor na área onde antes funcionavam os cinemas e as Lojas Americanas – ambos mudaram de lugar. A nova ala tem 31 lojas, além de três restaurantes: La Pasta Gialla, Mr. Jack’s e Outback, o primeiro do Grande ABC. Entre os demais atrativos estão a C&A (que retornou ao shopping), a Fast Shop e a reinauração dos cinemas, com nove salas.

Segundo o superintendente do Metrópole, Fábio Deganutti, o shopping tem 30 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável), 190 lojas, praça de alimentação com 24 operações e 1.200 vagas de estacionamento. De 2013 para 2014, houve crescimento de 2,2% nas vendas (o faturamento bruto não foi divulgado).

Pelo fato de a Sonae Sierra ser empresa de capital aberto (que possui ações na bolsa de valores), não pode informar os planos para o futuro. Mesmo assim, Deganutti garante que a administração avalia as tendências para definir os próximos passos. “Temos que estar antenados, analisando, olhando para o futuro e tentando enxergar quando cabem novos investimentos, seja de ampliação, ou modernização de mix. Mas, no momento, não tem nada efetivamente aprovado ou alinhado para uma grande modificação ou revitalização.”

Apesar da concorrência que chegou à cidade, o superintendente demonstra naturalidade. “Até 2012, o Metrópole estava sozinho em São Bernardo. Em uma cidade com quase 800 mil pessoas e PIB (Produto Interno Bruto) alto, era evidente que não ficaríamos sozinhos por muito tempo. Sabíamos disso e, de maneira antecipada, modernizamos o empreendimento.” Em 2012, foi inaugurado o São Bernardo Plaza e, no ano seguinte, o Golden Square Shopping. Para Deganutti, os principais diferenciais do Metrópole são a localização privilegiada e a tradição.

Chegada do Best e Golden foi ‘ameaça’

Lojistas do Shopping Metrópole – então Center Shop – ficaram temerosos com a abertura de concorrentes na cidade na década de 1980. Em 1987, foi inaugurado o Best Shopping, na Chácara Inglesa. No ano seguinte, foi a vez do Golden, na Avenida Kennedy.

“Ficamos com medo, pois o movimento aqui caiu drasticamente naquela época”, lembra Mário Satsuki Murata, 59 anos, que possui loja de roupas no Metrópole há 28 anos.

Apesar do receio dos comerciantes, os concorrentes não foram longe. O Best quebrou em 1999 e o Golden fechou as portas em 2007 – foi reaberto em 2013 totalmente revitalizado e com o nome Golden Square Shopping. O prédio do Best está em ruínas até hoje, com previsão de ser demolido em aproximadamente 90 dias.

“O Metrópole evoluiu muito e não tem nem comparação com o que era. Antes, era apenas um corredor, que ligava as avenidas Pereira Barreto e Senador Vergueiro”, lembra Elder Peixoto, 48, proprietário de uma franquia da Havaianas e que na década de 1980 possuía loja de souvenirs no local.

Ele lembra com nostalgia dos tempos antigos. “No estacionamento, eram feitos shows de nomes importantes da MPB, como Elba Ramalho e Guilherme Arantes.”

Consumidores também acompanharam a evolução e cresceram junto com o shopping. Caso da produtora de audiovisual Mariah Bontempi, 26. “Eu ia lá quando era criança e, depois, na adolescência, íamos em turma. Lembro perfeitamente do relógio que havia em uma das entradas.” 




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