Setecidades Titulo Aniversário
Rio Grande comemora 51 anos com promessas

Prefeitura não entregará nenhuma obra, mas
destaca intervenções que estão em andamento

Daniel Macário
Especial para o Diário
03/05/2015 | 07:03
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Dona de clima interiorano e belas paisagens, a caçula dos sete municípios do Grande ABC, Rio Grande da Serra, completa hoje 51 anos de emancipação político-administrativa. Conduzida pelo prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), a cidade, no entanto, não fará entrega de obras para celebrar a data.

Mesmo assim, o prefeito destaca conquistas como o fato de que a cidade foi a primeira do Grande ABC a iniciar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade. Com investimento de R$ 41 milhões, oriundos do governo federal, o município terá seu primeiro corredor de ônibus. “Esse é o maior projeto da história do município. Estamos com obras a todo vapor. Estou cobrando a empresa responsável para entregarmos tudo em fevereiro do ano que vem”, afirma Maranhão, que ainda ressalta os benefícios do projeto. “Todos os setores terão melhorias: o transporte para nossos alunos, coleta de lixo mais eficiente, enfim, qualidade de vida.”

O projeto inclui a pavimentação das principais avenidas do município, implantação de tratamento preferencial ao transporte público, além de ciclovias, readequação de calçadas, realização de obras de drenagem e construção de muros de contenção.

Um diferencial do PAC Mobilidade é que, por meio dele, a Prefeitura economizará 60% no orçamento destinado para pavimentação. “Reduziremos os gastos em R$ 5 milhões, pois os paralelepípedos das ruas que receberão asfalto serão retirados e utilizados na pavimentação de outras vias públicas da cidade que ainda não foram beneficiadas.”

A administração municipal também destaca as obras de sua primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, que funcionará no Centro. Após sofrer atraso no cronograma, Maranhão garante que o equipamento deve ser concluído ainda no início de 2016.

Em relação à Educação, Rio Grande da Serra terá Complexo Educacional no Centro. Já na área de lazer, a Prefeitura já começou a 2ª etapa do Parque Linear. “Rio Grande da Serra foi transformada em canteiro de obras visando a expansão de equipamentos públicos para os munícipes. Temos aí as obras da UPA, Complexo Educacional e Praça do Mirante. Vamos celebrar o aniversário retribuindo o voto de confiança dos eleitores da cidade”, relata Maranhão.

O crescimento de Rio Grande da Serra é visto com bons olhos pelos moradores. “Cheguei aqui ainda em 1972. Tinha 15 anos na época. Naquele tempo, a cidade era só mato. Hoje, temos diversos equipamentos públicos e mais qualidade de vida”, relata o comerciante José Epifânio da Silva, 58 anos.

A aposentada Maria Oli Xavier, 67, também compartilha a visão de crescimento. “Antes não tinha nem asfalto, agora todos notam que Rio Grande avançou.”

Projetos esportivos beneficiam crianças e jovens do município

A Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio de parceria com empresas e instituições da região, leva para crianças e adolescentes variedade de projetos esportivos que visam promover momentos de diversão para a comunidade mirim da cidade.

O projeto Fazer Valer, por exemplo, é um desses programas, que oferece uma nova forma de educação para a população de 5 a 17 anos de baixa renda. Desde março, o projeto complementa o ensino formal com aulas de judô e taekwondo.

“As aulas têm sido sucesso total. Houve fila de mães para inscrever seus filhos nessa atividade, que tirou muitas crianças e adolescentes das ruas.” destaca o secretário de Esportes e Lazer, Valdir Marques, que explica a finalidade do projeto. “O objetivo é oferecer, em período contrário às aulas do ensino básico, atividades complementares para essas crianças. Os ensinamentos dessas modalidades visam técnicas de disciplina e respeito.”

A dona de casa Joyce Islaine, 28, foi uma das que aprovaram o projeto. “É tudo de bom. Coloquei meus três filhos no programa. Eles não faziam nada quando estavam em casa. Estou adorando.”
O projeto Skate Escola, Atleta do Futuro e as academias ao ar livre foram outras conquistas da Pasta de Esporte e Lazer. “Só em 2015 teremos mais cinco academias ao ar livre. Já inauguramos uma no Centro que foi sucesso total.”

Para celebrar essas conquistas, Rio Grande da Serra irá abrir, no dia 10, o Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, “A corrida promovida pelo Diário foi um grande sucesso nos anos anteriores, e nada melhor do que celebrar nosso aniversário com a abertura do circuito. Muitas pessoas elogiaram o percurso, que é o mais exótico.”

Calendário de eventos agita mês de aniversário

O mês está repleto de atividades comemorativas em Rio Grande da Serra. Hoje, às 19h, a Igreja Matriz recebe fiéis para celebrar a missa de Ação de Graças pelo aniversário do município. O santuário fica localizado no Largo da Matriz, 40, no Centro.

Já no dia 9 acontecerá a inauguração da viela que liga a Rua Santo André com a Rua Vereador Amilton José dos Santos, além do Concurso de Miss Rio Grande da Serra na Rua Prefeito Cido Franco, no Parque Indaiá. No mesmo fim de semana, no dia 10, acontece a abertura do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, promovido pelo Diário.

A programação prossegue no dia 15 com o início do Festival Gastronômico do Cambuci, na Rua Santo André, Vila Conde. E no dia 30, na Rua do Progresso, 700, Centro, será realizado casamento comunitário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;