Setecidades Titulo Ensino Superior
Paço vê necessidade em reestruturar FSA

Com dificuldades orçamentárias, instituição de Ensino Superior não abre mão de supersalários

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
18/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Integrantes da alta cúpula da Prefeitura de Santo André já admitem a necessidade de realizar uma reestruturação urgente no atual quadro administrativo da FSA (Fundação Santo André). A avaliação, de modo geral, é que a situação da instituição de Ensino Superior “é bastante delicada”. Segundo integrantes do governo, a medida é a única alternativa para que a Fundação consiga reverter a grave crise financeira enfrentada pela atual reitoria.

Com rombo mensal estimado em R$ 500 mil, a Fundação Santo André tem acumulado constantes atrasos de salários, incluindo o do 13º referente a 2016. Somente nos últimos dez anos, a instituição de Ensino Superior registrou a perda de mais de 7.000 alunos. No entanto, conforme denúncia feita pelo Diário em reportagem publicada ontem, a reitoria tem optado por bancar a permanência de quadro elevado de pessoal que supera, inclusive, as estruturas fixas de demais universidades do Grande ABC.

“(A situação) Está difícil, mas acredito que precisamos tentar (mudar este cenário). A Fundação Santo André é um símbolo da cidade. Ela não pode desaparecer simplesmente. Nós, da Prefeitura, estamos entrando no conselho da escola para conversar com a reitoria e avaliar como podemos ajudar. Existe um empenho da atual administração em reestruturar a Fundação, e nossa avaliação é a de que esta pode ser uma das soluções”, avalia a secretária de Educação de Santo André, Dinah Zekcer.

A chefe da Pasta municipal, que até o fim de 2015 ocupava cargo de diretora executiva da extinta Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André) e é uma das defensoras das mudanças estruturais da FSA, afirma acompanhar “quase que diariamente” os desdobramentos da crise enfrentada pela instituição de Ensino Superior.

Para Dinah, a situação da FSA chegou ao atual ponto preocupante em decorrência do acúmulo de erros cometidos por ex-reitores. “A Fundação Santo André sempre representou para a cidade uma boa escola, de nome, com formação maravilhosa. Mas foram entrando pessoas e as coisas foram se complicando”, avalia.

Supersalários e quadro elevado de funcionários são citados pela secretária como possíveis responsáveis pelo agravamento da crise enfrentada pela instituição. “Perderam-se muitos alunos, mas pouco se alterou na estrutura de profissionais. Isso causa desequilíbrio orçamentário difícil de se reverter.”

Para alterar o atual cenário da FSA, uma das alternativas cogitadas pela atual administração andreense é a retomada de vínculos contratuais com a instituição de Ensino Superior para prestação de serviço em parceria com a Prefeitura. “Se eles efetivaram a criação do instituto de apoio, certamente estaremos abertos a possíveis novos contratos”, diz Dinah.

Por falta de CND (Certidão Negativa de Débitos) junto à Receita Federal, a Fundação Santo André foi obrigada nos últimos anos a romper série de contratos com administrações municipais, incluindo vínculo para controle da Sabina Escola Parque do Conhecimento.

A expectativa é a de que ainda neste mês a reitoria consiga concluir o processo para criação do Instituto de Apoio à Fundação Santo André. O órgão seria responsável pela prestação de serviço, anteriormente feito pela própria instituição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;