Economia Titulo
Quem é Quem 2007: inscrições abertas
Por Fernando Bortolin
Do Diário do Grande ABC
28/04/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


O Diário está abrindo, a partir de sábado, os trabalhos para o Quem é Quem no Grande ABC 2007, cuja premiação se dará em 23 de agosto. Principal indicador da economia das sete cidades, a publicação é um espelho da força de trabalho de um dos principais pólos de desenvolvimento do País.

Desmembrada por setores e níveis de atividades, a edição do ano passado contou com 261 empresas, das quais 29% de grande porte, 28% de médias empresas, 27% de pequenas, sendo 12% do terceiro setor e 4% de microempresas.

Os balanços financeiros de 2006, cuja ficha de inscrição o Diário passa a publicar diariamente no jornal para que as companhias interessadas participem do prêmio, espelharão um ano de fortes ajustes na economia regional.

De um lado, a valorização do real em relação à moeda norte-americana pesou na construção e manutenção das plataformas exportadoras alicerçadas desde os anos de Fernando Henrique Cardoso.

Os processos de reestruturação da Volkswagen e da General Motors, que fazem aniversário de um ano exatamente agora, são bastante elucidativos desse processo – desencadeado por uma postura de valorização da moeda nacional engendrada pela equipe econômica do Governo Lula durante o último ano de seu primeiro mandato.

Apesar dos movimentos paradistas realizados como contraposição a esses movimentos de ajuste na estrutura de produção das indústrias locais, o Grande ABC ganhou em investimentos e modernização, elevando ainda mais a qualificação de sua mão-de-obra.

Outrossim, tais fatores não serviram como impeditivos para que o eixo automotivo local batesse recordes sobre recordes de produção e vendas ao longo do ano passado, que os shoppings centers obtivessem vendas acima das médias estaduais e nacionais, ou que o Grande ABC deixasse de ser visto como centro fundamental para um novo ciclo que se desenha hoje, dentro das bases fundamentais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De forma antecipada, é previsível esperar por um excepcional desempenho do setor de construção civil – que desde 1980 nunca produziu e vendeu tantos imóveis nas sete cidades como em 2006.

É previsível ainda antever que o Quem é Quem 2007 não trará o cenário otimista e de pleno desempenho econômico que se observa na economia hoje – porque os balanços mostrarão a economia de 2006 –, mas é certo que espelhará um quadro sólido e de rearranjo diante de projetos como a implantação do Rodoanel e do programa de modernização do Pólo Petroquímico de Capuava – que interligado ao Porto de Santos e à cinta transportadora de minérios, em Paranapiacaba – reforça o conjunto econômico, social e político do Grande ABC como um eixo de fundamental importância para o crescimento da economia local, estadual e nacional.

É diante de tais atributos que o Diário convida os empresários do comércio, do setor prestador de serviços, da indústria e do terceiro setor a participar da principal publicação empresarial do Grande ABC: o Quem é Quem 2007.

Não perca a chance de figurar entre as principais empresas da região. Para tanto, basta preencher os dados da ficha abaixo, ou entrar em contato com o analista econômico do Diário, Edson da Conceição, no (11) 4435.8057.

Na internet, os contatos podem ser feitos pelos emails: quemequem@dgabc.com.br ou economia@dgabc.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;