Setecidades Titulo
Teleférico do Parque Estoril será inaugurado em abril
Camila Galvez
do Diário do Grande ABC
01/03/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


Quem quiser andar no teleférico do Parque Estoril, em São Bernardo, fechado há mais de 15 anos, vai ter de esperar um pouco mais. O equipamento deve ser entregue apenas no dia 3 de abril. A previsão inicial era de que ficasse pronto até o fim de janeiro. Depois, por causa das chuvas, a meta era entregar no fim de fevereiro.

A nova data foi divulgada no fim de semana e ainda não está totalmente confirmada.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Jefferson José da Conceição, o problema foi novamente o tempo instável. "Como se trata de uma obra ao ar livre, cada dia que chove é preciso parar de trabalhar", destacou. Mesmo uma garoa fina, conforme Conceição, é o suficiente para paralisar as intervenções. "Trata-se de equipamentos como cabos de aço e fios de alta-tensão. Não pode ser feito em contato com água", explicou.

Para o secretário, o atraso não é tão significativo assim. "Estamos entregando um novo teleférico à população depois de 15 anos que o antigo ficou parado. Além disso, após a inauguração, São Bernardo será a única cidade do Brasil com dois teleféricos turísticos em operação", afirmou.

Enquanto isso, o Estoril ficará fechado até finalizar o teleférico. Juntamente com a construção do equipamento, a secretaria está colocando abaixo as estruturas que abrigavam comércios do parque. "Com a autorização dos comerciantes, conseguimos acabar com esses barracos em que eles vendiam as coisas", disse Conceição.

NOVIDADES

A ideia é que, no dia da entrega do teleférico, também sejam inaugurados um circuito de arvorismo, tirolesa e escalada, além da academia ao ar livre, nos mesmos moldes da entregue neste fim de semana na Cidade da Criança.

Na ocasião também será apresentado à população o projeto de revitalização do Estoril, com recursos do Ministério do Turismo, do governo federal. Serão investidos R$ 7 milhões na construção de quiosques de comércio, iluminação, ciclovia, restaurante, vestiários e playground, entre outras ações. "Vamos iniciar a fase de licitações assim que o projeto for apresentado", destacou.

São Bernardo terá bonde do turismo na Cidade da Criança

O bonde da Cidade da Criança, em São Bernardo, será transformado em um escritório turístico do Grande ABC, com informações de todas as cidades da região.

A ideia, que requer investimentos de cerca de R$ 100 mil, será colocada em prática até o fim de maio pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Segundo Conceição, a reforma do bonde, que antes não tinha função, prevê a instalação de ar-condicionado, pequeno cinema, iluminação, sistema de áudio, acessibilidade e identidade visual.

"Faremos projeção de filmes turísticos, distribuição de material sobre as atividades disponíveis na região, entre outras ações", explicou.

Também serão feitas parcerias com instituições de ensino da região para criar vagas para estudantes de Turismo. "Eles serão os responsáveis por divulgar os atrativos regionais", destacou o secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;