Internacional Titulo
Violência causa brusca queda no PIB de Israel
Por Das Agências
15/02/2001 | 09:49
Compartilhar notícia


O Produto Interno Bruto (PIB) israelense registrou uma queda de 9,8% no quarto trimestre de 2000, devido principalmente aos prejuízos causados pela sublevação palestina (Intifada) desde o final de setembro, afirmou nesta quinta-feira a Oficina Central de Estatísticas.

Esta perda interrompeu o crescimento sustentado que havia chegado ao recorde de 9,3% no terceiro trimestre, 7,5% no segundo e 6,5% no primeiro, acrescentou o departamento. No ano todo, o PIB alcançou crescimento de 6%.

O bloqueio imposto aos territórios depois que começou a Intifada condenou ao desemprego 125 mil palestinos que iam trabalhar todos os dias em Israel.

A ausência destes funcionários provocou graves dificuldades nas empresas de construção e na agricultura que empregam grande número de palestinos. Os investimentos em turismo diminuíram 58% no último trimestre em relação ao anterior, enquanto as exportações agrícolas registraram queda de 32%.

O PIB per capita, que reflete o nível de vida da população, perdeu 12,2% no último trimestre. Entretanto, devido a um importante aumento registrado nos nove primeiros meses, o PIB per capita aumentou finalmente em 3,4% no ano passado, depois de uma leve baixa de 0,2% em 1999.

No ano passado, o PIB per capita em Israel chegou aos 71,684 shekels novos, cerca de quase 18 mil dólares, acrescentou o departamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;