Política Titulo Ribeirão Pires
Saulo vislumbra repetir coligação de sua vitória

Prefeito de Ribeirão caminhou com 7 siglas em 2012 e luta para manter coalizão em cenário ruim

Vitória Rocha
Especial para o Diário
07/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Mesmo diante de cenário desfavorável para a sua reeleição, com alta rejeição e longe da liderança nas pesquisas de intenções de voto, o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), espera contar com, no mínimo, o mesmo número de partidos no arco de alianças da eleição 2012, quando teve apoio de sete siglas.

O Diário apurou que a coligação ‘Muda Pra Melhor’, composta pelo PRB, PMDB, PSL, PTN, PSC, PMN e PTdoB, dificilmente irá se repetir. Dois desses sete partidos já cogitam caminhos diferentes.

O PTN, da vereadora Cleo Meira e que ensaia projeto de candidatura própria, o PRB, ligado à Igreja Universal, e o PSL não estão nos planos do governo do PMDB. No lugar deles, foram firmadas alianças com PEN, Pros e PSDC.

Apesar do histórico conturbado nos últimos anos, o PMN tende a ficar na coalizão liderada por Saulo. A crise foi instalada depois da saída do sobrinho do prefeito Anderson Benevides. Anderson deixou o PMN no meio do mandato, foi para o PSC e brigou na Justiça para tirar a cadeira de Berê do Posto, suplente do PMN que herdou o posto com a saída dele ao PSC.

Em uma das manobras para alcançar o maior número de votos na eleição, Saulo nomeou, na segunda-feira, o ex-vereador de Ribeirão Pires Gerson Constantino (PSD) como secretário da Saúde. Até então titular do Meio Ambiente de Rio Grande da Serra, Constantino havia declarado apoio à candidatura do ex-prefeito de Rio Grande Adler Kiko Teixeira (PSB), rival de Saulo nas urnas.

Saulo constrói seu arco de aliados num período de baixa popularidade. Levantamento feito pelo DGABC Pesquisas, divulgado em 20 de dezembro pelo Diário, mostrou que o atual prefeito estava em quarto lugar nas intenções de voto para o pleito de outubro, com 9,5% de citações de eleitores locais naquele mês, atrás de Kiko, com 25%, Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), com 20,8%, e de Renato Foresto (PT), com 11,5%.

VICE-PREFEITA
Dentro da coalizão formatada por Saulo, o PSC pode ser carta importante. Comandado por aliados do atual prefeito – seu irmão Silvio Benevides, seu sobrinho Anderson Benevides e o secretário de Gestão de Planejamento Administrativo, Crispim dos Reis, são figuras-chave do partido –, o PSC também é a sigla da vice-prefeita de Ribeirão, Leonice Moura, a Leo da Apraespi, com quem Saulo havia rompido politicamente no início da gestão e se reconciliou ainda em 2013, apesar de ainda haver relação conturbada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;