Política Titulo Corrida estadual
Alckmin criará órgão
preventivo às drogas

Governador de SP e candidato à reeleição anuncia
instalação de agência controladora a partir de 2015

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
06/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Candidato à reeleição, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem a criação de agência governamental que trabalhará exclusivamente na prevenção ao uso de drogas, a partir de 2015.

De acordo com Alckmin, o novo órgão foi incluído em sua plataforma de governo e prevê participação conjunta de prefeituras, Poder Judiciário, sociedade civil e entidades religiosas. “É ação detalhada que vamos envolver grupos para fortalecer o combate da dependência química. Você analisa cidade por cidade e faz uma coalizão para realizar essa ação e a agência vai controlar isso”, explicou.

O chefe do Executivo estadual acrescentou que o órgão terá em grande parte funcionamento móvel. “Vamos levar estrutura de prevenção a determinados locais. No caso dos municípios, repassaremos verbas para capacitação. Nosso objetivo é incluir um grande número de pessoas, para torná-las agentes de prevenção”, argumentou o tucano.

Segundo Alckmin, que anunciou a nova medida durante visita oficial realizada no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), a ação obedece a um amplo estudo da Secretaria de Saúde do Estado, encabeçado pelo secretário Davi Uip, e pelo coordenador do programa para o combate ao crack no Estado, Ronaldo Laranjeira. “Esse estudo preventivo, e todas os combates à dependência química, eu tenho feito nos últimos 30 anos. A implantação da agência será ótima ferramenta”, destacou Davi Uip.

METAS
No Cratod, Alckmin exaltou o trabalho de sua gestão na recuperação de dependentes químicos, explorando os números atingidos neste tipo de atendimento. “Tínhamos 500 leitos e hoje saltaram para 3.000 entre hospitais e comunidades terapêuticas. É a maior rede de auxílio de tratamento no País”, enfatizou.

O chefe do Executivo projeta atingir 5.000 leitos para os próximos quatro anos. “Estamos trabalhando de maneira incisiva nesta expansão, credenciando inúmeras comunidades por todo Estado para atender o máximo de pessoas possível”, afirmou.

Em pouco mais de duas horas no Cratod, Alckmin realizou visita por todo o complexo e conversou com alguns dos internados, que reclamaram de falta de acomodação. “É natural que tenham dias de superlotação”, respondeu.

Durante a atividade, Alckmin entrou na sala de atendimentos e conduziu, por telefone, orientação para a filha de um pai, usuário de crack e cocaína.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;