Economia Titulo Em destaque
Ital, de Diadema, amplia
negócios para construção

Empresa de isolamento térmico e acústico cresce 30% ao ano
desde 2007; ao mesmo tempo, Ital triplicou sua estrutura física

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
23/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O boom imobiliário, que impulsionou o segmento da construção civil nos últimos anos também deu forte impulso às vendas da empresa Ital, de Diadema, que se destaca no mercado de isolamentos térmicos e acústicos usados em condomínios, indústrias e estabelecimentos comerciais. A companhia registra expansão do faturamento da ordem de 30% ao ano desde 2007 e deve repetir esse ritmo neste ano.

Ao mesmo tempo em que as vendas aumentaram, a Ital triplicou sua estrutura física para atender à elevação da demanda. Há cinco anos, contava com 2.500 metros quadrados de galpão. Hoje já são 7.500 m² e prepara mais 2.700 m² para expandir.

Além da sede, que passou por reformas e tem atualmente 7.000 m² de área construída, conta com loja própria na via Anchieta, na Capital, voltada para atender pequenos instaladores com linha de produtos para ar-condicionado, e acaba de locar dois outros espaços em Diadema, um deles para estoques e outro em que vai funcionar, em breve, fábrica de dutos de ventilação.

O sócio Auro Pontes destaca que a Ital não é apenas distribuidora, mas também produz itens personalizados de acordo com a necessidade dos clientes. Hoje, 30% do volume de negócios vêm de produção própria e os restantes 70%, de operação comercial, como a área de importação, iniciada em 2011.

O executivo assinala ainda que o bom desempenho tem relação direta com o crescimento da construção civil, que representa mais de 80% dos negócios. Segmento ainda pouco conhecido do consumidor comum, o isolamento térmico e acústico é cada vez mais presente em empreendimentos, tanto residenciais, comerciais quanto industriais. Entre os isolantes que a Ital comercializa constam itens como lãs de vidro, lãs de rocha, fibras de cerâmica e borracha elastomérica, com diversos tipos de aplicação.

QUALIDADE - A empresa também tem reforçado seu quadro de funcionários e investido para aprimorar a qualidade da gestão. Com estrutura enxuta, contava com cerca de 40 empregados diretos há cinco anos, e hoje já são 95. Além disso, a companhia, que se orgulha de, há dois anos, não ocorrerem acidentes de trabalho com afastamento, está em fase final de implantação da certificação ISO 9001, que deve chegar em janeiro.

Companhia vai abrir fábrica de dutos

Fundada há 12 anos, a Ital é uma empresa familiar, dos irmãos Auro, Rhainer e Robson, e também cresce graças a parcerias comerciais com marcas internacionais de peso no segmento (entre elas, Isover, Rockfibras, Unifibras e Kaimann). Atualmente, investe R$ 1,2 milhão para a montagem da fábrica Ital Multidutos, que vai utilizar tecnologia inovadora, pertencente ao grupo Pal, sediado em Dubai e que está presente em mais de 40 países.

A planta fabril deve ser inaugurada até o fim do ano. Como parte do investimento, a Ital adquiriu máquina italiana, para a produção dos itens, que são montados com placas de poliuretano revestidas em alumínio. Esse material, segundo Auro, são 15% mais leves, mais fáceis de montar e também cerca de 15% mais baratos do que os dutos tradicionais, feitos em aço galvanizado.

Segundo o gerente de vendas da Pal, Rafael Doerlitz, as metas são ambiciosas no Brasil. A intenção é chegar, em 15 meses, a 30% da fatia do mercado nacional de dutos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;