Internacional Titulo
Primeiro-ministro japonês enfrenta polêmica com a China
Por Do Diário OnLine
Com Agências
03/06/2002 | 12:11
Compartilhar notícia


O governo da China reagiu nesta segunda-feira aos comentários do primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, de que seu país poderia abandonar a política de proibição de armas nucleares.

Não bastasse a polêmica, Koizumi ainda enfrenta as dúvidas quanto a sua capacidade de liderança e a seu comprometimento com as reformas.

As relações entre os chineses e os japoneses viram-se abaladas no mês passado em razão da detenção de refugiados norte-coreanos tirados pela polícia chinesa de um consulado japonês.

O chefe do gabinete do Japão, Yasuo Fukuda, afirmou ter sido o responsável pelas declarações a respeito das armas nucleares. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Khong Qanh, afirmou que a declaração de Fukuda contraria as promessas feitas pelo Japão à comunidade internacional.

"Neste momento, quando a paz e o desenvolvimento se tornaram os temas principais de uma época e um progresso contínuo é realizado na questão do desarmamento nuclear, revela-se chocante ouvir declarações como essas de uma importante autoridade japonesa", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;