Economia Titulo
Petróleo fecha em queda após cessar-fogo na Nigéria
Do Diário OnLine
Com AFP
04/10/2004 | 17:00
Compartilhar notícia


Após a assinatura, na noite de sexta-feira, de um novo acordo de cessar-fogo entre o governo da Nigéria e líderes do grupo rebelde Força Voluntária do Povo do Delta do Níger, o preço do barril de petróleo fechou esta segunda-feira com queda de 0,42% na Bolsa Mercantil de Nova York, cotado a US$ 49,91.

O Exército da Nigéria confirmou nesta segunda-feira a suspensão das operações militares na região petroleira do Delta de Níger, depois da assinatura do cessar-fogo, mas a produção de petróleo continua ameaçada por um conflito social em escala nacional.

"Não direi que suspendemos as operações, mas que nos pediram para suspender a ação", declarou o capitão Onyema Kanu, porta-voz da Força de ataque conjunta, mobilizada oficialmente no Delta do Níger desde 4 de setembro.

O presidente Olusegun Obasanjo conseguiu na sexta-feira à tarde, depois de três dias de negociações com os chefes das milícias do Delta do Níger, Mujahid Dokubo Asari e Ateke Tom, a assinatura de um acordo de cessar-fogo que prevê também o desmantelamento de todos os grupos armados e seu desarmamento.

Na semana passada, as ameaças contra o setor petroleiro por parte de Asari e de seu grupo influenciaram de forma significativa os preços do petróleo.

As negociações entre governo e rebeldes desta região, onde é produzida a maior parte do petróleo de Nigéria, devem continuar em Abuja. A Nigéria é o sexto exportador mundial do petróleo e o primeiro da África, com 2,5 milhões de barris por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;