Setecidades Titulo
Baldeação em Sto.André começa sábado
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
01/10/2004 | 09:09
Compartilhar notícia


Aproximadamente 48 mil usuários de três linhas do corredor metropolitano de trólebus São Mateus/Jabaquara do Terminal Santo André serão beneficiados com as mudanças no sistema de embarque e desembarque a partir das 4h deste sábado. A principal delas é a opção de baldeação gratuita no terminal Oeste, nas plataformas D e E, o que antes só era permitido no terminal São Bernardo.

A alteração deve redistribuir os passageiros e a frota de ônibus, além de desafogar os terminais de São Bernardo, Di-adema e Piraporinha, por onde circulam diariamente cerca de 75 mil pessoas.

"Cerca de 6 a 8 mil usuários devem se beneficiar da transferência (baldeação) gratuita no terminal Santo André Oeste", afirmou Paulo Tito Siqueira, analista de Planejamento Operacional da Metra, concessionária que desde 1997 opera o corredor. A expectativa é com base no número de passageiros, com destino ao bairro de Jabaquara em São Paulo, que hoje fazem a baldeação em São Bernardo. "Criamos mais uma opção de transferência para o trecho Santo André-Jabaquara", ressaltou Siqueira.

As maiores alterações concentram-se no terminal de Santo André, por onde transitam diariamente cerca de 70 mil pessoas de segunda a sexta-feira. Com 33 km de extensão, o corredor metropolitano de trólebus passa por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

A partir deste sábado, os pontos finais das linhas 287 (Santo André Leste/Diadema) e 287-P (Santo André Leste/Piraporinha) serão transferidas para o terminal Oeste - hoje elas estão na plataforma A do terminal Leste. Com a mudança, as duas linhas sairão das plataformas D e E, interligadas com a 284 (São Mateus/Santo André Oeste). Dessa forma, os passageiros farão a baldeação gratuitamente nessas duas plataformas (D e E) por meio das catracas que estão sendo instaladas no túnel do terminal.

Plataformas - Para garantir a integração entre as linhas 284, 287 e 287-P no terminal Oeste, o acesso as plataformas D e E foram fechados. Antes, os passageiros entravam pelo túnel, subiam as escadas e pagavam a tarifa (R$ 1,90) para entrar no trólebus. Agora, o ingresso para chegar às plataformas será pelas catracas.

Ainda de acordo com a Metra, algumas linhas sofrerão pequenos ajustes no horário. Um exemplo é a 284 (São Mateus/Santo André Oeste), que operava das 4h30 às 24h. Agora, essa linha passará a operar entre às 4h e às 23h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;