Memória Titulo
As origens desta página
Por Ademir Medici
Diário do Grande ABC
03/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta página Memória, que chega aos 30 anos de publicação ininterrupta no Diário (1987-2017), teve duas origens: A série A História dos Bairros, que persistiu entre 1976 e 1979; e a série de suplementos ‘Domingos’, com a página Memória ali lançada em 1985.

Ou seja: são 30 anos de publicação diária, 32 anos se considerarmos as colunas publicadas nos ‘Domingos São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires’ – suplementos do Diário – e 41 anos se considerarmos as reportagens dominicais com a história dos nossos bairros.

Na série dos bairros, a cada matéria recebíamos, nos dias seguintes, fotos do bairro focalizado no domingo.

Não havia como voltar ao mesmo tema novamente. Fomos guardando aquelas fotografias e mensagens dos leitores. Então surgiu a ideia do rodapé.

Como editor da Geral – hoje Setecidades – publiquei a primeira matéria, seguida da segunda, da terceira... Nosso editor-chefe, Fausto Polesi, não reclamou.Continuamos. Não paramos mais. Respiramos memória o dia inteiro. De noite também.

Aproveitamos a data dos 30 anos completados para uma retrospectiva, considerando que muitos leitores de hoje não conhecem as imagens iniciais saídas três décadas atrás – e confessamos: nem nós mesmos lembramos, de cabeça, de como chegamos a cada imagem.

Felizmente, sempre nos preocupamos em citar as fontes – o que é um ensinamento para os blogueiros dos dias atuais, que muitas vezes publicam fotos antigas, belíssimas, mas sem se preocupar com algumas informações básicas, das quais trataremos amanhã.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 3 de setembro de 1987 – ano 30, edição 6537;

Manchete – Sarney (presidente da República) endossa críticas de Leônidas Pires Gonçalves, ministro do Exército, que advertiu constituintes a pensarem mais em democracia e unidade nacional;

Mauá – Prossegue a greve dos servidores municipais. São Caetano: Ouro do Bonifácio de Carvalho.

Em 03 de setembro de...

1822 – Dom Pedro de Alcântara, príncipe-regente, despacha em São Paulo.

1877 – Criado o Núcleo Colonial de São Bernardo. São várias linhas destinadas ao cultivo de produtos agrícolas.

1917 – Dois assuntos dominam o noticiário, afora a guerra e a carestia: a futura safra de café gravemente prejudicada; uma campanha nacional contra o jogo do bicho.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a luta na Champagne. Sucessos dos franceses em Chemin des Damés. A atividade da artilharia em Verdun.

Município Paulista

Celebram seus aniversários em 3 de setembro:

Em São Paulo, Ilhabela;

No Paraná, Ângulo;

No Maranhão, Pinheiro;

No Amazonas, São Gabriel da Cachoeira;

No Ceará, Senador Pompeu. (Fonte: IBGE)

Santos do Dia

Aristeu, Basilissa e Gregório Magno

Hoje

Dia das Organizações Populares;

Dia Nacional do Biólogo;

Dia do Guarda-Civil.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;