Setecidades Titulo Riacho Grande
Dia pós-show tem saldo de reclamações

Multidão que assistiu à apresentação de Marília Mendonça impactou moradores e comerciantes

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC:


 O recorde de público no domingo, no Festival de Verão do Riacho Grande, em São Bernardo, que teve como atração a cantora Marília Mendonça, resultou em enxurrada de reclamações por parte de moradores e comerciantes do bairro ontem. Os números oficiais apontam que 16 mil pessoas acompanharam o show na arena, no entanto, não há contabilidade sobre o público total, que lotou as vias públicas. Um dos principais reflexos foi congestionamento de até 20 quilômetros na Via Anchieta.

A multidão também deixou rastros nada agradáveis para quem vive no entorno. Câmeras de segurança registraram pessoas urinando em frente às casas. “Ficou tudo tomado de lixo, carros estacionados em frente às garagens, não dava para sair, nem receber visita”, contou o fisioterapeuta Leandro Furtado, 39 anos. Na manhã de ontem, equipes de limpeza da Prefeitura trabalhavam na área.

Um mercado atacadista sofreu furtos. No quiosque em que trabalha Walter dos Santos Junior, 30, pessoas subiram no telhado, tentando levantar a estrutura, para pegar garrafas de bebidas que estavam na prateleira. “Ficamos com medo de quebrarem tudo”, relatou, queixando-se ainda da falta de fiscalização de ambulantes, que comercializavam bebidas.

O calor estimulou as pessoas a entrarem na represa e oito ocorrências de afogamento, sem gravidade, foram atendidas. O enorme público e o trânsito travado dificultaram a remoção das vítimas para atendimento médico. “Não fizeram rota de fuga e demorava uma hora para conseguir sair. Havia apenas uma ambulância”, falou o salva-vidas do Corpo de Bombeiros Rogério Freire, 38.

A volta para casa, de transporte público, também teve transtorno. “Cheguei na rodoviária às 18h, mas o ônibus sentido Centro só chegou às 23h15”, reclamou a vendedora Regiane Marquês, 27.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) confessou que a organização do evento não esperava público recorde. Para o próximo fim de semana, último do festival, o chefe do Executivo solicitou pesquisa de público em eventos gratuitos dos artistas Bruninho e Davi, dupla do sábado, e Edson e Hudson, atração do domingo. “Tudo foi planejado. Embora a Prefeitura não tenha organizado, deu suporte, junto da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros. A própria cantora confessou que foi o maior público da sua carreira”, destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;