Internacional Titulo
Civil é morto 'por engano' pelas tropas americanas no Afeganistão
Da AFP
16/06/2007 | 14:10
Compartilhar notícia


Três civis afegãos morreram neste sábado em Cabul em um atentado suicida com carro-bomba. Disparos "acidentais" de um soldado americano deixaram outro civil morto e provocaram a ira de centenas de afegãos.
 
Um soldado da coalizão liderada pelos Estados Unidos também morreu quando seu veículo foi atingido por um foguete na província de Oruzgan (sul), o que eleva para 84 o número de soldados estrangeiros mortos no país desde o início do ano.

Outro atentado suicida na cidade de Mazar-e-Sharif (norte) deixou um civil morto no quarto ataque deste tipo nos dois últimos dias no país. Todos os ataques tiveram como alvo comboios estrangeiros.

Em Cabul, os tiros disparados de um soldado americano da Otan após um atentado suicida que matou três civis provocou a ira de centenas de pessoas, e a Polícia teve que intervir para escoltar o comboio.

"Foi um tiro acidental disparado por um soldado americano que não tinha a intenção de abrir fogo. Pode ter ocorrido uma manipulação errada (da arma) ou outra coisa. Abrimos uma investigação", declarou o coronel David Accetta, porta-voz da coalizão.

A Isaf  (Força Internacional de Assistência à Segurança) da Otan assegurou em um comunicado que "não tem motivos para crer que os disparos (do soldado americano da Isaf) foram intencionais". Um homem foi morto e outro ficou ferido por estes disparos, afirmou.

"As forças americanas atiraram nas pessoas por engano. Uma pessoa morreu, outra ficou ferida" depois do atentado que tinha como alvo um comboio da Isaf, declarou o chefe da Polícia de Cabul, Alishah Paktiawal.

Mas um porta-voz da Isaf, John Thomas, disse que segundo as primeiras informações o atentado tinha como alvo um comboio de uma empresa de segurança particular que não foi identificada. "Um soldado da Isaf fazia parte desse comboio e ficou ferido", explicou.

Após os disparos, centenas de afegãos furiosos cercaram o comboio internacional que incluía o carro danificado pela explosão, disse o chefe da Polícia de Cabul, Zelmai Oriakhil. O comboio conseguiu finalmente deixar o local sob escolta da Polícia.
 
Dezenas de pessoas gritaram "Morte à América!" durante uma breve manifestação. O Ministério da Defesa afirmou neste sábado que dois soldados afegãos e três combatentes estrangeiros -um checheno, um árabe e um paquistanês- morreram na sexta-feira em ataques separados no sul e no leste do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;