Economia Titulo
Conta investimento começa a valer a partir desta 6ª
Por Do Diário On line
Com Agências
01/10/2004 | 12:50
Compartilhar notícia


Começa a funcionar a partir desta sexta-feira a conta-investimento, que isenta os usuários do recolhimento de 0,38% da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) na transição de uma aplicação para outra. O imposto será cobrado somente quando os recursos entrarem pela primeira vez nessa conta.

Entretanto, os analistas orientam a não agir precipitadamente para estrear a conta investimento, embora os bancos estejam criando automaticamente essa novidade para os clientes. Isso porque o dinheiro já aplicado que permanecer dois anos (até outubro de 2006) onde está não vai recolher a CPMF ao passar pela conta-investimento. O investidor deverá transferir o dinheiro para essa conta apenas se estiver a caminho para outra aplicação. O capital que permanecer transitoriamente na conta investimento não terá direito a nenhuma remuneração.

A remoção da CPMF, além disso, não é condição suficiente para que o investidor fique pulando de uma aplicação para outra. Para começar, como nenhum investidor escapa do recolhimento de 0,38% na primeira passagem pela conta investimento, a mudança de aplicação será interessante apenas se a opção escolhida acenar com rendimento superior. Por aí, a decisão sobre a troca de aplicação deve levar em conta ainda a alteração nas regras de tributação das aplicações financeiras com alíquotas que variam entre 22,50 e 15% e estarão em vigor a partir de 1º de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;