Política Titulo
Esportes e Comunicação cotadas na lista de fusão

Medida da gestão andreense é conter gastos; a 1ª deve se unir à Cultura e a outra, ao Governo

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Diante do plano de contenção de despesas, a Prefeitura de Santo André, comandada por Carlos Grana (PT), estuda mexer nas secretarias de Esportes e Comunicação, além da fusão já antecipada em Trabalho e Direitos Humanos, que será encabeçada pelo ex-prefeito João Avamileno (PT). Grana anunciou que a reforma no primeiro escalão vai impactar em três cortes, reduzindo o número de Pastas. Com as mudanças, a primeira área cogitada no Paço, gerida por Marta Sobral (PDT), tende a se juntar com Cultura, nas mãos de Tiago Nogueira (PT). A outra, hoje chefiada por Ronaldo Feitosa, deve se transformar em núcleo, dentro do setor de Governo, liderado por Arlindo José de Lima (PT).

A iniciativa de aperto nos cintos se viabilizará a partir do ano que vem, constando na peça orçamentária de 2016. Ex-jogadora de basquete, Marta já balançou algumas vezes no cargo. No início deste ano, o posto entrou em discussão na tentativa de contemplar o vereador Evilásio Santana, o Bahia (DEM), atualmente em grupo independente – tratativa que não teve avanço. Mas a possível saída da administração seria formatada sem desgastes políticos, uma vez que ela admitiu que tem interesse em disputar vaga na Câmara. Recentemente, a secretária de Esportes da cidade aceitou convite para ser candidata à vereança, filiando-se no PDT, legenda que fará parte do projeto de reeleição do prefeito.

A Pasta de Comunicação estaria inserida na lista de alterações para diminuir gastos, sendo integrada ao Governo, assim como era a fórmula utilizada nas outras gestões petistas até o fim de 2008, finalizando com Avamileno. Com a entrada de Aidan Ravin (PSB, 2009-2012) na Prefeitura, a área se desvinculou, tornando-se secretaria, modelo mantido desde então. Mesmo com a modificação arquitetada pela atual administração do PT, Feitosa pode continuar no posto de coordenação do núcleo, no qual está incluído o departamento de imprensa.

Ao todo, são 19 áreas no primeiro escalão, além de outras cinco autarquias e empresas públicas. Grana afirmou que o panorama ainda não foi definido. Segundo o prefeito, a equipe econômica está em processo de análise, que será concluído perto da entrega do projeto do Orçamento, provavelmente no fim de outubro. “Estamos em momento de maturação. Temos tempo para fazer o ajuste conjunto. Antes disso, o pessoal já está trabalhando outras medidas para enxugar a máquina pública. É pacote de ações tanto para reduzir as despesas quanto para melhorar a arrecadação da receita”, frisou. O petista faz projeção de poupar aproximadamente R$ 150 milhões no ano.

Apesar da implicação política, Grana citou economia com salários de secretários, adjuntos e diretores. Por outro lado, Grana elencou que o programa de Recref (Recuperação Extraordinária de Créditos Fiscais), próximo de ser encaminhado ao Legislativo, plano em operação de venda de terrenos públicos ociosos, a implantação da Nota Fiscal Andreense e a exclusão de reajuste salarial a servidores comissionados estão no rol de ações para amenizar a crise. A estimativa de receita a cada exercício fiscal não tem se confirmado, o que tem provocado deficit financeiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;