Esportes Titulo Jogos Abertos
São Bernardo recebe Abertos entre novembro e dezembro

Impasse sobre liberação de escolas estaduais trava confirmação oficial do evento na cidade

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
29/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os Jogos Abertos do Interior devem ser realizados entre 30 de novembro e 12 de dezembro em São Bernardo. Segundo apuração do Diário, esse é o único intervalo no qual é viável realizar o evento, que depende da cessão de escolas estaduais por parte do governo do Estado e publicação no DOU (Diário Oficial da União). As instituições de ensino são utilizadas como alojamento pelos atletas, o que impede a realização de aulas nos locais, justificando a troca na data da competição – inicialmente, estava programada entre os dias 19 e 31 de outubro, em Ribeirão Preto.

A cidade do Interior foi impedida de receber o evento devido a uma ação civil pública proibindo a utilização das escolas locais para receber os competidores. Com isso, a data original foi alterada para que a competição fosse disputada entre 26 de outubro e 7 de novembro e fez com que o governo do Estado saísse em busca de outro município para receber o evento.

Por isso, no início do mês o secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Jean Madeira (PRB), esteve em São Bernardo para sondar a possibilidade de o município sediar os Jogos – a resposta foi positiva, já que a cidade, em julho, recebeu os Jogos Regionais após desistência de Mauá, que alegou falta de recursos, e já tinha estrutura preparada para o evento.

Agora, como já há uma definição da data, falta o martelo ser batido para que as partes anunciem oficialmente a realização dos Jogos Abertos.

Ainda não há previsão de quando isso acontecerá, já que a confirmação só poderá ser feita assim que for publicada no DOU a autorização para realização do evento. A tendência é que ocorra em breve, já que é preciso realizar congresso técnico com representantes das cidades participantes para ajustes de calendário e afins.

Por sediar o evento, São Bernardo receberá cerca de R$ 1,6 milhão do governo do Estado para bancar despesas como alimentação, transporte e custo de logística.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;