Economia Titulo
Premiê da França pede que BCE apoie Grécia e que plebiscito seja respeitado
Por
28/06/2015 | 07:17
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, disse que a Europa deve respeitar a decisão da Grécia de realizar um plebiscito sobre as medidas que seus credores exigem em troca de mais auxílio financeiro. Valls pediu ainda que o Banco Central Europeu (BCE) apoie Atenas nos próximos dias, quando vence o atual pacote de ajuda ao país.

"O governo grego decidiu convocar um plebiscito. Esta é uma escolha soberana que não pode ser criticada", afirmou Valls em entrevista à emissora de rádio Europe 1.

O atual pacote de ajuda da Grécia expira na terça-feira, dias antes de um referendo em 5 de julho. Sem uma extensão do pacote atual, o BCE teria de decidir entre afrouxar suas regras de empréstimo ou restringir os fundos, gerando o risco de provocar uma crise bancária.

Valls disse que o apoio do BCE é "sem dúvida necessário". "O Banco Central Europeu é independente, mas não duvido que ele assumirá suas responsabilidades", afirmou. As declarações ecoam a posição conciliadora adotada pelo governo francês em relação ao governo grego e seu primeiro-ministro, Alexis Tsipras. Paris tem pedido que as autoridades europeias respeitem o governo grego e o desejo do povo desse país.

O premiê grego advertiu, porém, que a Grécia entrará em crise, caso saia da zona do euro ao votar contra as medidas econômicas existentes na consulta popular. "Caso o resultado seja negativo, há um risco real de a Grécia deixar a zona do euro", afirmou ele. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;