Cíntia Bortotto Titulo Recursos humanos
A seleção nas empresas
Cíntia Bortotto
22/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na semana passada, falei aqui sobre currículo. Agora vou abordar a questão do funcionário no mercado de um outro ponto de vista: do recrutador. Atenção RH, como anda sua seleção?

O primeiro passo para uma contratação de sucesso é uma boa definição do perfil, determinando claramente quais são os pré-requisitos. Depois, é necessário realizar uma triagem que traga para as dinâmicas e entrevistas bons candidatos.

Durante a entrevista, o ideal é utilizar a técnica de entrevista por competências, checando sempre comportamentos passados que prevejam comportamentos futuros. É importante sair do condicional, ou seja, o “e se você tivesse vivenciado esta situação...” e ir para uma situação que a pessoa de fato vivenciou.

As técnicas de seleção vão se aperfeiçoando. Hoje, utilizamos mais as dinâmicas, entrevistas por competências, e cada vez mais as mídias sociais e os blogs têm ajudado nas seleções. Mas os processos ainda seguem muito o padrão da empresa e, para isto, não há certo ou errado, há uma cultura. Este fator determina se o processo será mais rápido ou lento, mais rigoroso ou mais flexível. É a cultura da empresa e, às vezes, até o estilo comportamental do requisitante e da sua equipe que irão determinar as características do processo seletivo.

As dinâmicas existem como uma forma de observação comportamental e só foram introduzidas como uma alternativa mais eficiente para observar o comportamento de mais candidatos em um tempo mais curto. Obviamente, como outras etapas de um processo seletivo elas não são uma verdade absoluta, mas uma forma de observar as pessoas. É uma etapa que pode ser utilizada em qualquer empresa.

Na hora de contratar, a diferença entre grandes e pequenas empresas é a atração. Muitas vezes, para um processo seletivo de uma empresa grande você que está selecionando nem precisa explicar muito sobre a vaga, pois as pessoas são atraídas pela marca, pela empresa. Já para empresas menores, de pequeno e médio porte, você precisa vender o desafio e o futuro. Mas as ferramentas do processo são as mesmas, apenas as competências que são diferentes de vaga para vaga.

As ferramentas de avaliação, em geral, são as mesmas para todos os níveis profissionais, exceto para executivos. Para as outras vagas, são utilizadas em geral, os anúncios, triagem de currículos, há um primeiro contato por telefone, uma fase de dinâmicas de grupo e/ou cases, entrevistas individuais (dependendo do cargo, da empresa e do requisitante, às vezes, mais de uma). Por fim, finaliza-se com uma proposta, exame médico e documentação.

Bem, estas são apenas algumas das dicas para selecionadores e candidatos. Em breve, pretendo voltar ao assunto “seleção” neste espaço. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;