Memória Titulo Memória
Renovam-se as juninas do Carmo

Festa junina da Catedral do Carmo, coluna Encontro, do Diário...

Por Ademir Medici
20/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Festa junina da Catedral do Carmo, coluna Encontro, do Diário: junho de 1985. A jornalista Claudete Reinhart escreve:

- Os andreenses, principalmente os tradicionais, têm prestigiado a quermesse da Praça do Carmo, em todos os fins de semana.

- Quem estiver a fim de bom papo, regado a quentão e vinho quente, vai encontrar uma pá de gente conhecida, no melhor estilo das festinhas de cidades do Interior.

Por isso mesmo, é sempre boa pedida dar uma circulada por lá.

TRINTA ANOS DEPOIS...

Praça do Carmo, junho de 2015. A quermesse está muito animada. Tem quentão, vinho quente, como em 1985, com a novidade do chá do padre, que leva amendoim e leite condensado. E mais: bandas, telão para ver o jogo da seleção, touro mecânico, brinquedos para as crianças e muito mais.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 20 de junho de 1985 – ano 28, nº 5855

Manchete – Sarney (José, presidente da República) anuncia 246,3% de reajuste anual do BNH (casa própria)

Trolébus – Câmara de Santo André aprova projeto, com 12 emendas.

Saúde – Servidores suspendem a greve por 30 dias.

Indústria – Grêmio Recreativo dos Empregados da Firestone, em Santo André, inaugura salão de 600 m2 na Avenida Queiroz dos Santos.

Futebol – Ontem, no Pacaembu, pela Primeira Divisão: Corinthians 1, Santo André 1. Dunga, hoje técnico da Seleção Brasileira, marcou o gol corintiano; Élcio fez o tento do Santo André.

Polícia – Preso ladrão que negocia proteção com comerciantes no Parque São Bernardo.

MISSA EM ITALIANO

Amanhã, domingo, ao meio-dia, na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem. Endereço: Largo da Matriz, Centro de São Bernardo.

Em 20 de junho de...

1905 – Normaliza-se o trafego pela Estrada de Ferro São Paulo Railway, que foi afetado durante a greve dos trabalhadores em Santos. Em Paranapiacaba passam, no horário, todos os trens de passageiros e mercadorias.

1915 – Primeiro de Maio, de Santo André, segue para o bairro da Lapa, em São Paulo, para uma partida de futebol frente ao time da Antarctica.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Setenta comunas austríacas ocupadas pelos italianos’

1975 – A indústria Fosfanil, de Mauá, reúne-se com o prefeito Amaury Fioravante e compromete-se a tomar medidas para evitar a poluição.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Produção e apresentação: Marcelo Lopes Duarte, diretamente do Jardim Alvorada, Santo André.

Estadão FM (92,9). Estadão Acervo.

Geraldo Nunes informa e comenta sobre as atrações do seu programa:

- Vamos homenagear Maria Bethania. A cantora faz aniversário e também comemora 50 anos de carreira.

- Outro destaque é o novo filme da série Jurassic Park. A promoção está acontecendo no Zoológico de São Paulo

- E na história da bola, duas homenagens: ao jogador Zito, do Santos, e ao compositor Fernando Brant, torcedor do América Mineiro.
Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres.

Antonio Dalto fala do tema do programa de hoje e já adianta o próximo:

- Entrevista, ao vivo, com Inezita Awada, presidente da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André).

- Sábado seguinte já temos praticamente acertada a presença de diretores do Lar da Mamãe Clory, de São Bernardo.

Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9).

Milton Parron enumera o script do seu Memória:

- Neste e no próximo final de semana, reportagens antigas da Bandeirantes.

- Na primeira parte desta audição (primeiros 30 minutos) focalizaremos o trânsito, com uma reportagem de José Carlos de Moraes, o Tico-Tico, realizada em 12-10-1948, na esquina da Marques de Itu com Rego Freitas. Inaugurava-se mais um semáforo na Capital, o 70º da cidade. São Paulo tornava-se a capital com o maior número de faróis de trânsito do Brasil.

- Curioso é que na hora que foi ligado o semáforo, no mesmo instante dois carros atravessaram o farol amarelo e se chocaram. O repórter flagrou tudo, incluindo o barulho da batida.

- Outro flagrante, este em 1952: o governador Lucas Garcez, por uma cadeia de rádio, desencadeia uma campanha de trânsito e medidas drásticas, entre elas redução da velocidade no perímetro urbano para 80 quilômetros no máximo.

- Na parte final do programa, uma novelinha, em 1950, onde são enaltecidas as qualidades de Lucas Nogueira Garcez, candidato ao governo de São Paulo. Em vez de jingles de 30 segundos, um minuto, num espaço de meia hora no rádio para traçar o perfil e os projetos de Garcez caso fosse eleito, tudo de maneira romanceada, tão a gosto do público daqueles tempos.

Por causa do futebol, Memória irá a ar da 1h às 2h da madrugada do domingo, sendo reprisado das 5h às 6h.

Santos do dia

- Bom Jesus da Pedra Fria. Século 19. Barro cozido e policromado. Proveniente de Jambeiro (SP).
Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

- Florentina

- Silvério

- Miquelina de Pesaro

Hoje

- Dia Mundial dos Refugiados 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;