Cultura & Lazer Titulo
Tributo aos ancestrais
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
23/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Escritora de São Bernardo, Andréa Del Fuego tem motivos para comemorar. Enquanto vivencia o momento da gravidez, é indicada ao 53º Prêmio Jabuti, mais antiga e prestigiosa premiação literária do Brasil. Ela figura entre os dez finalistas da categoria Melhor Livro de Romance com a sua primeira produção do gênero, lançada em agosto de 2010.

O livro "Os Malaquias" (Editora Língua Geral, 272 páginas) narra a história de três crianças, moradoras de uma cidade pequena chamada Serra Morena, que são separadas após a morte de seus pais, fulminados por um raio. Protagonistas da obra, os irmãos Nico, Antônio e Júlia são, respectivamente, avô e tios-avós da escritora.

Andréa não esperava notícia tão boa. "Eu havia inscrito o livro no Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2011. Pensava que teria uma chancezinha de estar na lista dos 50 selecionados, mas não tive menção", explica. "Fique surpresa com a indicação ao Prêmio Jabuti porque enxergava o Portugal Telecom como termômetro para a recepção dos livros", diz a escritora de 36 anos.

Para a autora, o Prêmio Jabuti é o Oscar dos livros. "A indicação me dá mais vontade de publicar. É impressionante como incentiva", afirma. "Tenho a impressão de que estou levando a indicação para a casa dos meus avós", completa.

Desde o lançamento, Andréa recebe retornos positivos dos leitores. "Tudo me toca profundamente porque conto, de maneira ficcionada, a história da minha família. É um tributo aos meus ancestrais". No sábado, o seu avô Nico morreu. "É engraçado: um personagem do livro se despede e vem uma indicação".

Se for a vencedora, já sabe o que fará com o prêmio de R$ 3.000: "Vou ajudar a pagar o parto do meu filho", conta a escritora, que já tem o próximo romance (sobre escritório burocrático que fabrica sonhos) em fase de revisão.

PRÊMIO
Os escolhidos nesta etapa figuravam entre 2.619 inscritos, distribuídos em 29 categorias. Outra apuração será feita no dia 18 e o resultado (um vencedor por categoria) será anunciado em 30 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;