D+ Titulo
Receitas de microondas
Por Raquel de Medeiros
Do Diário do Grande ABC
21/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Se você só usa o microondas para esquentar pratos ou descongelar alimentos, saiba que está perdendo a oportunidade de produzir refeições apetitosas e muito práticas. "Aliás, a praticidade é uma das principais qualidades de se cozinhar com o aparelho", afirma o culinarista Mauro Rebelo.

Para fazer um simples lanche ou elaborar iguarias mais incrementadas, o microondas é muito útil. Uma novidade que está circulando pela internet e também em programas de culinária é o bolo de caneca. "É superfácil de fazer, fica pronto em apenas três minutos", explica Mauro. Para que a receita seja bem-sucedida, é preciso utilizar os ingredientes corretamente. "Escolha o menor ovo e use sempre colheres rasas. Uma dica é passar uma faca em cima da colher para tirar o excesso", orienta. Assim não há o risco de o bolo transbordar.

"Ao preparar bolos no microondas a fôrma deve ser preenchida somente até a metade, porque ele cresce mais do que no forno convencional", explica a culinarista Evelin Duarte, especialista em criações no aparelho. Também deve-se ficar atento para o tipo de material usado em utensílios e fôrmas, já que não são todos que podem ser utilizados para o cozimento no eletrodoméstico. "Refratários de vidro, louça e cerâmica são os mais indicados", avisa a especialista.

Orientações - Para evitar problemas de saúde, há duas dicas importantes no trato com o microondas. Primeiro, é indicado fazer um teste periodicamente para verificar se há vazamento de radiação. O procedimento é simples: coloque meio copo de água no forno e duas maçãs do lado de fora, uma sobre o microondas, e outra na frente da porta. Ligue-o por três minutos. Depois, corte as frutas ao meio. "Se algum ponto das frutas estiver cozido, é sinal de que há vazamento", explica o culinarista Mauro Rebelo.

Outra dica é higienizar constantemente. Coloque meio copo de água dentro do aparelho e ligue por dois minutos. O vapor facilita a limpeza. Com uma esponja delicada e detergente passe por toda área interna. Depois use um pano seco para retirar o detergente. Para finalizar, faça uma solução de um litro de água para uma colher (sopa) de água sanitária e passe por dentro do forno.

Tomando estes cuidados, não há com o que se preocupar: é só usar e abusar da criatividade em deliciosas e fáceis receitas.

Receitas

Pêras ao Molho de Chocolate
(Receitas para Microondas)
Rendimento: 6 unidades
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 6 pêras portuguesas; 1/2 xícara (chá) de vinho branco; 4 anises-estrelados; 1 colher (sopa) de açúcar; 150 g de chocolate ao leite picado; 1/2 xícara (chá) de nozes moídas.
Modo de preparo: Lave as pêras e descasque-as, sem retirar os cabinhos. Coloque-as em um refratário redondo com tampa, próprio para microondas e adicione o vinho, o anis e o açúcar. Tampe o refratário e leve ao forno de microondas na potência alta de 10 a 15 minutos. Regue-as pelo menos duas vezes com a calda que se formar no cozimento. Aguarde o tempo de espera de 10 minutos com o recipiente tampado. Coloque o chocolate em um refratário e leve ao forno de microondas na potência alta até derreter. Disponha as pêras nos pratos e despeje o chocolate por cima. Polvilhe as nozes e sirva.

Pizza Napolitana
(Receitas para Microondas)
Rendimento: 4 fatias
Tempo de Preparo: 60 minutos
Grau de Dificuldade: Médio
Microondas: Sim Freezer: Não
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de leite; 1 tablete de fermento biológico; 1 colher (chá) de açúcar; 5 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara de molho de tomate; 400 g de mozarela ralada; 2 tomates cortados em rodelas; 1/2 xícara de queijo parmesão ralado grosso; 2 colheres (chá) de orégano; sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque o leite em uma jarra refratária própria para microondas e leve ao forno na potência alta por 15 segundos. Retire, despeje numa tigela, adicione o fermento, o açúcar e misture bem até o fermento se dissolver. Acrescente, aos poucos, o azeite de oliva, a farinha de trigo e o sal e mexa até ficar homogêneo. Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada e sove por 10 minutos, até a massa ficar lisa e elástica. Com um rolo, abra a massa. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno microondas ainda na potência alta por cerca de 7 minutos. Retire do forno, espalhe o molho, a mozarela e as rodelas de tomate, o parmesão e o orégano. Volte a pizza ao microondas na potência média, por cerca de 8 minutos, até que o queijo derreta.

Bolo de Caneca
(Culinarista Mauro Rebelo)
Rendimento: 1 unidade
Tempo de Preparo: 5 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 1 ovo pequeno; 4 colheres (sopa) de leite; 3 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó; 4 colheres (sopa) rasas de açúcar; 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo; 1 colher (café) de fermento em pó.
Modo de Preparo: Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
Calda - 2 colheres (sopa) de leite; 1 colher (chá) de manteiga; 1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar; 3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó.
Modo de Preparo: Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potência máxima. Espalhe por cima do bolo ainda quente.

Bolo de Banana
(Culinarista Evelin Duarte)
Rendimento: 1 unidade
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de manteiga; 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 2 colheres (sopa) de água, 4 bananas nanicas maduras (cortadas em rodelas); 2 colheres (chá) de canela em pó; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 pitada de sal; 4 gemas; 1 colher (sopa) de manteiga (derretida); 1 colher (chá) de essência de baunilha; 1 xícara (chá) de açúcar (peneirado); 4 claras.
Modo de Preparo: Coloque a manteiga no refratário e leve ao microondas por 1 minuto na potência alta. Junte o açúcar mascavo e a água e retorne ao microondas por 2 minutos na potência alta. Retire e distribua as rodelas de banana sobre o caramelo. Polvilhe com a canela e reserve. Em uma tigela, coloque as gemas e bata na batedeira até que fiquem esbranquiçadas. Junte a manteiga derretida e a baunilha. Aos poucos, acrescente o açúcar sem parar de bater. Junte os ingredientes secos aos poucos. Despeje as claras batidas em ponto de neve firme sobre a massa e misture sem bater. Despeje a mistura na fôrma preparada e leve ao microondas de 7 a 9 minutos na potência alta. Desenforme ainda quente e sirva.

Pão de Queijo
(Receitas Para Microondas)
Rendimento: 60 unidades
Tempo de Preparo: 30 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 1 copo de iogurte natural; 3 ovos inteiros; 1 colher (sopa) de sal; 2 colheres (sopa) de margarina; 500 g de queijo cura ralado; 400 g de polvilho doce
Modo de Preparo: bata no liqüidificador os 4 primeiros ingredientes. Junte em uma vasilha a mistura com o queijo e vá colocando aos poucos o polvilho. Amasse com as mãos e deixe descansar por alguns minutos. Depois faça as bolinhas. Pré-aqueça o forno. Coloque os pãezinhos sobre a forma coloque no microondas, na potência alta de 2 a 3 minutos e depois, por mais 5 minutos na potência baixa, para dourar.

Pão de Cebola
(Receitas Para Microondas)
Rendimento: 60 unidades
Tempo de Preparo: 60 minutos
Grau de Dificuldade: Médio
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 1 tablete de fermento biológico; 1 colher (sopa) de sal; 2 ovos; 1/2 xícara (chá) de azeite; 1 xícara (chá) de leite integral; 5 xícaras (chá) de farinha de trigo.
Recheio - 1 colher (sopa) de manteiga; 2 cebolas médias cortadas em fatias; 1 tablete de caldo de legumes esfarelado; 2 colheres (chá) de orégano; 2 colheres (sopa) de shoyu.
Modo de Preparo: Coloque em um refratário com tampa, próprio para microondas, a manteiga, a cebola, o caldo de legumes, o orégano e o shoyu. Misture bem e leve ao forno de microondas na potência alta de 3 a 6 minutos ou até a cebola murchar. Retire e deixe esfriar.
Massa - Coloque no liqüidificador o fermento, o sal, os ovos, o azeite e o leite. Bata até ficar homogêneo. Em seguida, despeje a mistura em uma tigela e acrescente aos poucos a farinha de trigo até obter uma massa macia. Divida a massa em duas partes. Abra uma delas em formato de pizza e corte em 8 pedaços iguais (como um pedaço de pizza). Espalhe o recheio no centro de cada pedaço e enrole-os começando pela parte maior. Feche os lados. Distribua os 8 pedaços em um refratário untado. Por último, pincele com shoyu e polvilhe com gergelim a gosto. Deixe-os crescer na potência mais baixa, de 3 a 4 minutos. Ao ficarem dourados, estão prontos para servir.

Arroz de legumes e parmesão
(Revista Água na Boca)
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 35 minutos
Grau de Dificuldade: Fácil
Microondas: Sim
Freezer: Não
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz; 1 cebola média; 1 tomate médio; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1/2 xícara (chá) de salsinha picada; 1 tablete de caldo de legumes; 1 e 1/2 xícara (chá) de seleta de legumes congelada; 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosseiramente; sal a gosto.
Modo de Preparo: Lave o arroz e deixe escorrer sobre uma peneira. Descasque a cebola, lave-a e pique-a em pedaços pequenos. Lave o tomate e pique em cubos pequenos e reserve. Coloque o azeite de oliva e a cebola numa tigela refratária com a tampa própria para microondas, com 25 cm de diâmetro. Tampe e leve ao forno de microondas na potência alta por 2 minutos, ou até a cebola murchar. Retire do forno. Misture o arroz, o tablete de caldo de legumes esfarelado e 3 xícaras (chá) de água. Volte ao microondas na potência alta por 10 minutos. Retire do forno e adicione o tomate, a salsinha e a seleta de legumes. Leve novamente ao microondas na potência alta por mais 7 minutos, ou até o arroz ficar al dente. Retire do forno, junte o queijo e acerte o sal, se necessário. Mexa cuidadosamente e sirva imediatamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;