Internacional Titulo
Julgamento de Saddam Hussein é novamente adiado
Por Da AFP
24/04/2006 | 11:26
Compartilhar notícia


O julgamento do ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein, foi adiado até o dia 15 de maio depois do reinício de uma audiência nesta segunda-feira, quando os advogados de defesa apresentaram uma lista de testemunhas ao tribunal que julga o ditador e outros sete colaboradores acusados por uma matança de xiitas.

Antes de o anúncio de mais uma adiamento do julgamento, o principal advogado de defesa, Khalil al-Dulaimi, apresentou ao Alto Tribunal Penal iraquiano uma lista de testemunhas pedindo que a mesma seja mantida em segredo devido a possíveis ameaças contra a segurança das pessoas.

A corte não revelou os nomes dos citados a prestar depoimento no dia 15 de maio.

A 23ª audiência do julgamento iniciado em 19 de outubro passado centrou-se na leitura de um relatório policial que confirmou a autenticidade das assinaturas de sete dos oito acusados da chacina de xiitas, inclusive a de Saddam Hussein.

Estas assinaturas constam dos documentos relacionados com o massacre de 148 xiitas de Dujail, norte de Bagdá, em represália a uma tentativa de atentado contra a comitiva do ditador em 1982.

Todos os acusados, que se declaram inocentes, compareceram à audiência. Se for provada sua culpa, serão condenados à pena de morte.

Na audiência desta segunda-feira, o promotor-geral Jaafar al-Musaui apresentou uma nova prova que se soma a muitas que vem acumulando.

Trata-se de uma conversa telefônica entre Saddam e o ex-vice-presidente Taha Yasin Ramadan sobre a destruição, como castigo coletivo, de Dujail.

Na mesma gravação se ouve Yasin Ramadan comentar os planos da operação e o ex-presidente recomendar uma indenização os proprietários das casas e hortas destruídas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;