Diarinho Titulo Fique por dentro
O retorno de Oz
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
17/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 

Tem histórias que fazem a gente sonhar acordado. É o caso da saga de Dorothy Gale, que apareceu pela primeira vez em 1900 no livro O Maravilhoso Mágico de OZ, do norte-americano L. Frank Baum (1856–1919).

Na trama, a garota, que vive com os tios numa fazenda no Kansas, Estados Unidos, é levada por tornado ao reino fantástico de Oz. Acompanhada pelo cão Totó, conhece o Homem de Lata, que deseja ter coração, o Espantalho, que quer um cérebro, e o Leão Covarde, que sonha ser corajoso.

Iniciam juntos a jornada pela estrada de tijolos amarelos em busca do desconhecido Mágico de Oz que pode atender aos seus desejos (a menina quer voltar para casa). Pelo caminho, enfrentarão as armadilhas da Bruxa Má do Oeste.

A aventura virou filmes (o de 1939 é o mais famoso), espetáculos, animações e outros livros. O próprio L. Frank Baum fez mais 14 obras sobre Oz. Agora, 113 anos após o lançamento da história original, ela volta à moda com novas versões para o teatro, cinema e literatura.

Acaba de chegar à telona Oz – Mágico e Poderoso, que conta a origem do tal mágico (veja ao lado). No palco, tem o musical O Mágico de Oz, superprodução brasileira em cartaz no Teatro Alfa (Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel.: 5693-4000), na Capital.

“Daqui um século, ainda vão montar O Mágico de Oz e vai continuar interessando às plateias de todo o mundo. A história de Dorothy é a do amadurecimento e do autoconhecimento de todos nós”, afirma Charles Möeller, diretor do musical.

No espetáculo, a fêmea Sage e o macho Fergus, da raça cairn terrier, se revezam no papel do cão Totó. “São as estrelas. Quando chegam, todos querem brincar, pegar no colo, dar carinho. O camarim deles é sempre o mais cheio. Eles dominam a cena”, diz Möeller.

 

Filme revela origem do mágico

O mundo criado por L. Frank Baum retorna aos cinemas na aventura fantástica Oz – Mágico e Poderoso. A história se passa antes dos acontecimentos de O Mágico de Oz, mostrando como o mago procurado por Dorothy e seus amigos chegou à Cidade das Esmeraldas.

Na telona, o mágico Oz (interpretado por James Franco) sobe no balão de seu circo, sobrevive a um tornado e acaba aparecendo no mundo colorido que tem seu nome. Ele é apontado como figura importante de uma lenda sobre como um homem misterioso livrará o local dos perigos da malvada bruxa Glinda (Michelle Williams). O rapaz promete ajudar as irmãs feiticeiras Evanora (Rachel Weisz) e Theodora (Mila Kunis), mas algumas mentiras serão reveladas durante a jornada.

(Por Luís Felipe Soares)

 

Saiba mais

Judy Garland tinha apenas 16 anos quando deu vida a Dorothy em O Mágico de Oz (1939). É quase impossível não se encantar pela interpretação da atriz de olhos grandes e tristonhos. O longa fez supersucesso e a norte-americana se transformou numa das maiores estrelas de cinema da época. Excelente cantora, eternizou a canção do filme Over The Rainbow (Além do Arco-Íris). Morreu em 1969, aos 47 anos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;