Memória Titulo Memória
São Bernardo, Santo André...

Na 2ª Semana São Bernardo, Memória fala de Santo André

Ademir Medici
01/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na 2ª Semana São Bernardo, Memória fala de Santo André. E explica: tudo era São Bernardo. Freguesia de São Bernardo entre 1812 e 1889; município de São Bernardo entre 1890 e 1938. As duas ilustrações de hoje mostram isso.

Fernando Hackradt tinha usina em São Bernardo ou em Santo André? Senador Flaquer morava em São Bernardo ou em Santo André? A resposta é dupla.

Primeiro: Hackradt e Flaquer tinham negócios e/ou moravam no município de São Bernardo. Nos primeiros tempos, na Estação de São Bernardo, nome original do Distrito de Santo André.

Mas mesmo com a criação do Distrito de Santo André, a expressão São Bernardo preponderava, como se depreende do texto a seguir, enviado pelo professor José de Souza Martins.

Quase o governo do Estado em São Bernardo

Texto: José de Souza Martins

Logo depois de eleito presidente (governador) do Estado de São Paulo, em 1924, e antes da posse, que seria no dia 1º de maio, Carlos de Campos e a mulher foram passar um dia com José Luiz Flaquer e a mulher em São Bernardo, homenagem ao velho político que 50 anos antes, em 1873, participara da Convenção Republicana em sua terra natal, Itu, e fora um dos mais jovens signatários do Manifesto Republicano.

Na foto, da esquerda para a direita, Flaquer, a mulher de Carlos de Campos, a mulher de Flaquer e o governador Carlos de Campos, eleito para suceder Washington Luís.

Carlos de Campos era filho de Bernardino de Campos, que também fora governador do Estado. Carlos era compositor. Por essa época, o Theatro Municipal de São Paulo apresentava sua ópera A Bella Adormecida, com libreto do professor João Kopke.

Quatro meses depois, Carlos de Campos passará por São Bernardo, em fuga, onde pensou estabelecer o seu governo. Mas acabou refugiando-se na estação ferroviária de Guaiaúna, na Central do Brasil, perto da Penha. No dia 5 de julho começará a Revolução tenentista. Ele voltará aos Campos Elíseos só no dia 28 de julho.

NOTA DA MEMÓRIA

Bernardino de Campos (1841-1915) e Carlos de Campos (1866-1927), pai e filho, políticos influentes, nomes de ruas que se cruzam no Centro histórico de Santo André, a um passo da estação ferroviária, hoje Estação Celso Daniel, outrora Estação São Bernardo.

José Luiz Flaquer (1873-1924), o senador estadual, e sua mulher, Elisa de Menezes Flaquer, também são nomes de ruas no Centro de Santo André. A Rua Elisa Flaquer cruza a antiga propriedade onde esta foto descoberta pelo professor Martins foi batida.

FESTA DA BOA VIAGEM – 2

Um terço

Imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem já está na Paróquia São Geraldo Magella, no Jardim Petroni, onde permanecerá até domingo, quando retornará, em procissão, à Basílica-Matriz de São Bernardo.

Hoje, às 19h30, será celebrado um terço aos pés da imagem.

Endereço da matriz da Paróquia São Geraldo Magella: Rua Itamarati, 158, Jardim Petroni.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 15

Tudo é muito novo

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

A arquivologia no Brasil é da década de 1970 para cá. O primeiro curso de arquivologia é de 1971. Em termos históricos, é muito pouco tempo. Não é uma área consolidada. E há uma grande confusão que vem causando muitos prejuízos aos documentos, ao patrimônio arquivístico, que é confundir arquivo com museu e biblioteca.

Um livro publicado tem 20 mil exemplares (menos ou mais). Documento de arquivo é único. Não possui exemplares. E é orgânico. Hoje estamos às voltas com a política de acesso à informação. Quais as exceções?

Amanhã, a 16ª aula

As exceções

Diário há 30 anos

Sábado, 1º de setembro de 1984 – ano 27, nº 5612

Manchete – CNBB defende direito a voto e pede Constituinte

Santo André – Cobal promete instalar miniceasa em Santo André.

Esportes – Abertos ontem os 12º Jogos Escolares de Santo André, no Ginásio Pedro Dell’Antonia.

São Bernardo – Fundada a Associação Cultural Beneficente dos Migrantes e Simpatizantes Nordestinos do Estado de São Paulo, com sede na Vila Ferreira.

Adeus – Aos 72 anos, morre Helena Silveira, escritora, jornalista e crítica de TV.

TV – Jornal Nacional comemora 15 anos.

Em 1º de setembro de...

1914 – A Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os alemães continuam a lançar bombas sobre Paris; a iminência da guerra entre Turquia e Inglaterra.

1935 – Palestra Itália é fundado em São Bernardo.

1949 – Fundada a Instituição Assistencial Nosso Lar, de Santo André.

1969 – Gabriel Gonçalves inaugura loja em Santo André, à Rua General Glicério, 204: louças, pratarias, cristais, porcelanas, artigos domésticos, eletrodomésticos...

1974 - Com a fusão dos jornais Folha de São Bernardo (semanário) e Correio Metropolitano (diário) nasce o jornal Folha Metropolitana.

Hoje

- Início da Semana da Pátria

- Dia do Profissional de Educação Física

Santos do dia

Na estampa, Santa Beatriz da Silva Menezes (1424-1490). Fundou a Ordem das Clarisssas da Imaculada Conceição – Monjas Concepcionistas.

- Augusto

- Egidio

- Josué

- Terenciano

- Vitório

Município Paulista

Mogi das Cruzes. Instalado em 1º de setembro de 1911 sob a denominação de Santa Anna de Mogy Mirim.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;