Internacional Titulo
Japão pede desculpas à Coréia do Norte por colonização
Do Diário OnLine
Com Agências
17/09/2002 | 11:56
Compartilhar notícia


O Japão apresentou nesta terça-feira desculpas oficiais à Coréia do Norte pela ocupação da península de 1910 a 1945, segundo o comunicado final firmado por Tóquio e Pyongyang ao término de sua primeira reunião de cúpula bilateral.

O líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, admitiu que seu país seqüestrou 11 cidadãos japoneses, sete dos quais estão mortos. Quatro outros japoneses, seqüestrados durante as décadas de 70 e 80, ainda estão vivos.

"O Japão reconhece humildemente a constatação histórica de que causou terríveis danos e sofrimentos ao povo da Coréia durante o período colonial e expressa seus sentimentos de profundo remorso e de sinceras desculpas", indica o comunicado conjunto, firmado pelos dois países ao término do encontro.

A fórmula escolhida foi praticamente a mesma utilizada em agosto de 1995, pelo então primeiro-ministro japonês, Tomiichi Murayama, quando se desculpou em nome de toda a região asiática envolvida, por motivo do 50º aniversário da derrota japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

O ministro japonês disse que Jong-il concordou em suspender indefinidamente testes com mísseis, o que pode ocasionar o reinício dos diálogos com os Estados Unidos. Jong-il teria dito também que os responsáveis pelos seqüestros foram severamente punidos.

O ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte declarou que o país vai permitir que os quatro japoneses sobreviventes encontrem suas famílias e voltem para casa, se quiserem.

O Japão colonizou a península coreana de 1910 a 1945. Ao término da guerra, as superpotências a dividiram entre o Sul capitalista e o Norte comunista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;