Internacional Titulo
Chefes de Estado da Opep debatem preço recorde do petróleo cru
Por Da AFP
17/11/2007 | 10:00
Compartilhar notícia


Os chefes de Estado da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se reúnem neste sábado em Riad pela terceira vez desde 1960, com o cartel dividido sobre como enfrentar o enfraquecimento do dólar no momento em que o petróleo cru se aproxima do recorde histórico de US$ 100 o barril.

Durante dois dias, a cúpula reunirá líderes dos 13 países membros do cartel - incluindo o Equador, que volta oficialmente à organização neste fim de semana -, mas não discutirá um eventual aumento da produção para esfriar os preços, que subiram 50% desde o início do ano.

Um encontro ministerial da Opep, marcado para daqui a duas semanas em Abu Dhabi, terá como principal objetivo avaliar a necessidade de abrir as torneiras. A maioria dos membros se mostra bastante reticente em relação a esta medida, por acreditar que o mercado já está bem abastecido e que a escalada de preços de deve à especulação, ao dólar fraco e a tensões geopolíticas.

Os ministros de Finanças, Relações Exteriores e Energia da Opep aprovaram na sexta-feira o esboço da declaração final da cúpula, da qual não consta, como desejavam Venezuela e Irã, referências ao meio ambiente, informou o secretário geral do cartel, Abdalá el Badri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;