Economia Titulo
Vendas do varejo caem pela primeira vez no ano, diz IBGE
Por Do Diário OnLine
17/12/2007 | 10:52
Compartilhar notícia


Após nove meses de alta, as vendas do comércio varejista fecharam o mês de outubro com recuo de 0,2% em relação ao mês de setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  

Em relação a outubro do ano passado, as vendas do setor registram expansão de 9,6%, mesmo resultado obtido no acumulado dos últimos 10 meses deste ano. Já a receita nominal recuou 0,3% entre setembro e outubro, primeira queda ocorrida no ano.

A queda nas vendas em outubro foi puxada pelo desempenho do setor de  hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que exerce a maior influência entre os itens pesquisados no comércio. Em relação a setembro, o setor registra recuo de 1,6% no volume de vendas. Na comparação com outubro do ano passado, a alta é de 5,6%.  

De acordo com o IBGE, das cinco atividades pesquisadas para a Pesquisa Mensal do Comércio, na série ajustada sazonalmente, quatro tiveram crescimento no volume de vendas em outubro. Em combustíveis e lubrificantes, a alta foi de 1,8%; em móveis e eletrodomésticos, de 1,3%; em tecidos, vestuário e calçados, de 2,8%; e em veículos, motos, partes e peças, de 2,8%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;