Memória Titulo Memória
Um dia ao escritor andreense

Tramita na Câmara Municipal de Santo André projeto de lei dispondo sobre a criação do Dia Municipal do Escritor e da Escritora Andreense

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/06/2020 | 00:53
Compartilhar notícia


O dia será comemorado, anualmente, no dia 29 de outubro, natalício do advogado, jornalista e escritor Antonio Possidonio Sampaio (Iaçu, Morro Preto, Bahia, 29-10-1931 – Santo André, 3-6-2016).
A iniciativa é do vereador Alemão Duarte, e tem por objetivos:
- Valorizar a produção literária na cidade de Santo André.
- Homenagear a quem, com a arte de juntar as palavras, contribui na construção de conceitos e de significados que transformam vidas, constrói mundos reais e imaginários, mexe com as emoções, aproxima pessoas, lugares e ajuda a formar opiniões.
- Incentivar e conscientizar para o respeito e para o valor da produção literária andreense.

LEMBRANÇAS
Antonio Possidonio foi um humanista.
Ele participou de todas as causas culturais havidas pelo menos nos últimos 30 anos na região.
Participou dos vários congressos aqui realizados.
Foi às ruas quando era preciso gritar contra agressões aos bons propósitos.
Escreveu livros: de A Arte da Paquera, de 1970, a Andanças com Salvador Bahia, diário, 2006, num total de 14 títulos.
Possidonio foi um amigo querido desta página Memória. Verdadeiro orientador. Preocupado com a sua preservação. Lia, colaborava, telefonava, mandava cartas.
Um dia, numa excursão cultural ao Interior, nas proximidades do Natal, participou do sorteio do amigo-secreto, e a Memória do Diário foi por ele sorteada. Ficou muito feliz. Nós mais ainda.
Agora, em bom momento, Possidonio foi escolhido pela assessoria do Alemão Duarte para ser padrinho desta comemoração. Nada mais justo. E no próximo 29 de outubro, com pandemia ou não, será um momento para homenageá-lo, presencial ou virtualmente. Tempo de ler e refletir sobre a obra do Possidonio.

Poesia temática
O número 49 da revista Cabeça Ativa (trimestre maio, junho, julho), editada em São Vicente, no Litoral, traz como tema ‘Jardim’.
Escrevem os editores Cláudia Brino & Vieira Vivo:
- (...) envolvidos pelos aromas silvestres, encantados pelos harmônicos gorjeios, hipnotizados pelo frágil voejar de minúsculos insetos e enlaçados em aconchegantes abraços vegetais possamos, também, nos renovar a cada estação em um benfazejo e exuberante ciclo de vida nova em folha.
Uma delicia ler Cabeça Ativa.
Sigam conosco em alguns dos pensamentos registrados:
- De um jardim interior jamais minha alma se priva... A poesia é a flor do amor que me mantém sempre viva! (Roza de Oliveira).
- No meu pequeno jardim varro as folhas que o outono derrubou. Varro folhas, memórias e histórias (Luís Antonio Martins Mendes).
- Primeiro, o perfume – no jardim, quase escondidas, menina e camélias (Sônia Adarias).
- Desabrocha no jardim delicada oferenda – Lírio da paz (Alfredo Brandimiller).
- Num jardim japonês: ao minuto de gozo do que chamamos Deus, fazer ruído ainda é silêncio (frag) Adélia Prado. Enviado por Daniela Genaro).
- Couve-flor: flor desviada do jardim para a horta (Cláudio Feldman).
- Jardim japonês: a copa das auracárias côa o sol nascente (Rodney Caetano).
- A flor copo-de-leite é o café da manhã do Jardim (Icê Dias).
Nota – Claro, Memória escolheu algumas das composições mais curtinhas. Tem poemas mais extensos, e igualmente bonitos. Vale conhecer
Próximo tema: ‘Enfermidades’. Participe. Veja procedimentos em: http://revistacabecaativa.blogspot.com

News Seller há 60 anos

Domingo, 3 de julho de 1960; ano 3; edição 113
Movimento sindical – Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, reunindo nomes como Marcos Andreotti, Miguel Guillen, Philadelpho Braz, Amélio Paulo Tochio, Onofre José Ferreira, Ernesto Corraini e Adolfo Pires.
Conselho fiscal: José Cruz, Guerino Finamore e Firmo Ricardo da Silva.

Em 30 de junho de...

1920 – Arquidiocese de São Paulo assina provisão que agrega a Pia União de Maria a Roma a favor da Paróquia de Santo André.
- O movimento anarquista na Itália. Distúrbios em Ancona. Morrem nove soldados e seis manifestantes, com 71 feridos.
1970 – Prefeitura de Diadema anuncia a decisão de alugar o antigo Cinema Paroquial para nele instalar o centro cultural da cidade, para exposições de pintura e encenação de peças.
1975 – O médio-volante Zanetti, do Saad de São Caetano, desiludido com o futebol, decide encerrar a carreira aos 28 anos, depois de nove no profissionalismo. Será promotor de vendas em São Paulo.
1980 – O papa João Paulo II inicia visita ao Brasil.

Hoje
- Dia do Caminhoneiro (cf. a lei número 5.487, de 1986, promulgada pelo governador Franco Montoro).

Santos do dia
- Januário Maria Sarnelli. Napolitano. Viveu no século 18.
- Teobaldo di Provins. Francês. Protetor dos carvoeiros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;